Portal de notícias Caçador Online
Mundo Novo


Pensamentos para 2012

Refletindo sobre o que se espera para 2012 e visto que já venho comentando que gostaria de usar esta coluna para falar não somente sobre o Meio Ambiente Natural, mas também sobre o Meio Ambiente Humano, gostaria de partilhar com os leitores algumas experiências de vida para tentarmos compreender a proposta do ano que se inicia.

Para mim e minha companheira de jornada, 2011 foi um ano de provações. Digo provação pois tivemos algumas experiências dolorosas que nos fizeram refletir muito sobre o verdadeiro significado da vida. E compreendermos que muitas coisas que a gente valorizava e idealizava em nossas vidas perderam totalmente o valor.

Dizem que o sofrimento e a dor mudam as pessoas; que o sofrimento é apenas um instrumento para atingirmos a consciência sobre alguma coisa. Neste sentido, penso que não existe sofrimento maior do que perder um filho, um amado. A dor de ver um filho desejado ser levado lentamente pela morte é sim, um outro patamar de dor, muito maior que uma simples dor física, é uma agonia espiritual. Este foi um dos ensinamentos que tivemos neste ano que passou. É claro que nestas horas de dor a gente chega a um ponto de perder a própria fé em Deus, mas esta é a maior das provações.

Compreender que nem tudo esta a nosso alcance e que algumas experiências devem ser vividas. Hoje, agradecemos a Deus pela dor, mas acima de tudo, pelo que visualizamos por meio da dor.

Eu mesmo pude entender a realidade que não somos uma ilha, mas sim, dependemos dos outros para nossa realização espiritual. Por muito tempo vi Deus apenas na Natureza e tinha grande dificuldade de sentir Deus nas pessoas, me focava apenas nos defeitos destas. Hoje entendo mais do que nunca que não somente o Meio Ambiente está integrado, mas a humanidade também.

Agradeço de coração à Solange, minha companheira, por ter me dado um pouco de sua infinita coragem. Realmente o sexo forte são as mulheres. Coragem, fé, confiança, entrega foram palavras que agora tem um novo significado para mim.

Neste sentido penso que 2012 será o ano das provações e das mudanças. Não somente mudanças climáticas, como já falamos muitas vezes nesta coluna, mas mudanças de atitudes, de pensamentos e de “valores”.

Para entendermos tudo isto e ainda falarmos muito sobre o nosso Meio Ambiente, estamos criando um grupo de estudos que deverá se reunir semanalmente, em local ainda a ser definido. Para as pessoas que estiverem interessadas em falar sobre o fundamento da vida, compreendendo assim um pouco de si mesmas e ao mesmo tempo tendo um contato maior com a natureza e os seus elementos, podem ligar para (49) 9104-8766 ou enviar e-mail para julionatural@yahoo.com.br, demonstrando seu interesse em participar deste grupo. Acredito que este grupo de estudo que estamos criando deverá ser uma nova família. Sendo assim, 2012 promete muitas coisas novas, mas é claro que depende de cada um interpretá-las e crescer com os ensinamentos que serão repassados neste ano. O Meio Ambiente deverá sim ser um destes instrumentos de ensinamentos para esta nova humanidade. Não há mais formas de separar o homem do natural. Deus está no todo e não apenas em partes.

Estaremos esperando novos amigos para compreender juntos estas verdades com o grupo de estudo. Não tenha medo do novo! Vamos participar com o coração aberto desta escola da vida, vamos conhecer juntos os objetivos de nossa Mãe Natureza!

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Júlio César Moschetta da Silva


Júlio César Moschetta da Silva

Graduado em Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atuante em Conselhos Municipais em Caçador, Comitê da Bacia do Rio do Peixe e OnG Gato do Mato. Na coluna Mundo Novo Júlio escreve sobre assuntos ambientais, relacionando o tema com o desenvolvimento humano. Também aborda assuntos de caráter filosófico, abrindo discussão sobre a consciência humana.

julionatural@yahoo.com.br