Portal de notícias Caçador Online
TechNet


A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Apesar de todas as dificuldades que a maioria dos docentes encontra hoje em dia para ministrar suas aulas, é eminente a evolução em um ambiente escolar, quem não lembra-se dos famigerados mimeógrafos que cheiravam a álcool, do ultrapassado quadro negro e giz, que fazia com que alguns professores fossem afetados pela alergia do pó do giz ou talvez os trabalhos que eram apresentados com retroprojetores e lâminas transparentes.

Esses equipamentos foram substituídos por quadro branco e pincéis de várias cores, datashow e se formos um pouco mais longe podemos encontrar lousas digitais, pincéis viram ferramentas essências, onde conseguimos interagir com os alunos, tornando o processo de aprendizado muito mais dinâmico e atrativo, inclusive enviando as telas digitalizadas por e-mail aos alunos.

Porém com toda essa tecnologia, não nos surpreende que algumas escolas adotem a educação através de tablets ou notebooks, porém até que ponto isso é benéfico aos alunos?

Esta é uma questão que levanta uma enorme discussão, pois além de termos em alguns tipos de cursos ou graduações várias faixas etárias, temos pessoas de poder aquisitivo heterogêneo, é possível que um adulto de 50 anos desenvolva a mesma capacidade de trabalho que uma criança de 10 anos? Dificilmente, pois a facilidade das novas gerações em trabalhar com a tecnologia é eminente.

Mas afinal quando devemos utilizar de toda esta tecnologia em sala?

A soma entre tecnologia e conteúdo são aulas mais interativas, oportunizando um ensino de qualidade, mas é preciso avaliar se esse aprendizado se torna significativo aos olhos dos educandos a tecnologia tem um papel importantíssimo quando se busca materiais em mecanismos de buscas, ou se quando se utiliza essas ferramentas para oportunizar um aprendizado mais objetivo, mas temos que usar isso em beneficio dos alunos.

Acredito que os docentes tendem a buscar de forma mais efetiva utilizar as mídias tecnológicas em prol do aprendizado constante, pois agiliza o processo, aumentando consideravelmente o conhecimento obtido em sala de aula, cabe aos professores se capacitarem e otimizarem as suas aulas de forma com que os alunos compreendam que a tecnologia chegou para preencher uma lacuna existente há tempos na educação! A objetividade. Boa semana a todos.


Juliano Vieira

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIARP e pós graduando em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC-PR, tem vivência como Gestor de T.I. A coluna TechNet traz ao leitor tendências e demandas tecnológicas, dando ao internauta uma noção de tecnologia, além de dicas e sugestões para melhorar a vida online das pessoas.

juliano1985@gmail.com