Portal de notícias Caçador Online
Palavra Andante


Um ano novo Galático, só para você

2013 significa que um novo ano Galáctico começou. 2012 foi o fim de uma era. Deixo por lá então tudo o que não quero mais. Deixo em 2012 também aquilo que não queria, mas que havia grudado em mim como um chiclete no tênis.

Quer saber, tiro os tênis e as meias. Sinto a grama, a terra, a rua. Sinto a areia do mar interior - crocante, molhada - e dou mais uns passos na direção de mim mesmo. Outro dia, na livraria, li uma frase solta em um livro que não lembro qual: está na hora de surpreender a si mesmo.

Então vamos ver se isso acontece. Agora, em 2013. Quem sabe ainda em janeiro. Ou a qualquer instante. Que tal agora? Assim como um náufrago à deriva, não podemos arrastar muito nossa atenção e energia para o que já passou. Não nos ajuda muito ficar pensando porque o barco afundou. Tampouco ajuda lamentar o todinho derramado.

Também é inútil ficar com medo de um raio ou de um tubarão que pode aparecer amanhã. O passado de nossos erros e acertos é apenas uma percepção. O futuro é uma promessa ou distração. Mas agora, aqui, neste instante, é possível acessar nosso centro vital e trabalhar (racional, físico, emocional) para que as coisas aconteçam. Neste momento é possível surpreender a si mesmo/a.

Aqui é possível pensar produzir algo que evite ou iniba os tubarões. Aqui é possível construir um mecanismo que renove (inove) o passado e reinvente o presente. 2013 é renovação. O que você vai fazer para surpreender a si mesmo agora?

Rodrigo Espinosa Cabral


Rodrigo Espinosa Cabral

Rodrigo Espinosa Cabral, brasileiro, vegetariano, gremista. Um pedaço de poeira cósmica que, às vezes, escreve. Palavra Andante, um passeio pelo mundo das letras.

rodrigoec@gmail.com