Portal de notícias Caçador Online
TechNet

Windows 8 vale a pena?


Neste final de semana fui questionado sobre a migração de sistema do Windows 7 para o Windows 8, e será mesmo que vale a pena?

Então vamos tentar analisar alguns itens, o Windows 8 foi lançado recentemente, Novembro 2012, e trás algumas melhorias com relação ao seu irmão mais velho o Windows 7.  Talvez a mais significativa das mudanças foi a tela inicial, pois logo ao se iniciar o sistema operacional, vemos uma tela diferente, um desktop moderno, customizável  e de simples operação, apesar de em um primeiro momento não parecer isso, com o tempo logo você se acostuma e acredite você não viverá mais sem essa ferramenta, basta você ver como um menu iniciar disposto de forma alternativa.

Tudo é feito através deste gigantesco painel.

Outra inovação bastante significativa é a loja da Microsoft, denominada Windows Store, ao velho estilo App Store da Apple, onde através dela pode-se comprar aplicativos, games, além de poder avaliar os softwares e emitir seus comentários, temos um exemplo na figura abaixo.

A Charms bar, é uma barra intiuitiva que surge ao posicionarmos o mouse no lado direito da tela, através dela você acessa configurações do PC, faz pesquisas e desliga o computador, além de voltar para o painel inicial, vide imagem.

Apesar dos usuários mais antigos lembrarem das tentativas da Microsoft em introduzir um sistema simples e objetivo para Tablets PC, o Windows 8 trás uma experiência touchscreen nova, sendo parte integral das novidades do sistema tendo o suporte ao multitoque com 10 dedos.

Todos sabemos que o Windows significa Janelas em inglês, porém o Windows 8 vem com uma importante novidade, ele trabalha em tela cheia, sendo que esta era um dos pedidos dos usuários, pois aumenta significativamente seu campo de visão no monitor.

O site do Baboo, fez um simples comparação entre os dois sistemas desta forma, podemos analisar e tirar suas próprias conclusões.

Os sistemas operacionais de versões equivalentes foram testados em um laptop Toshiba Portégé R835-P88 equipado com processador Intel Core i5 (2.5GHz), 6 GB de memória RAM, disco rígido com 500 GB de capacidade e vídeo integrado Intel HD 3000.

Confira os resultados:

Quanto ao requisitos mínimos eles são praticamente os mesmo, sendo que se sua máquina roda o windows 7 perfeitamente, irá rodar o windows 8 sem problemas.

O parecer final portanto cabe a cada usuário, pois é muito subjetiva a migração de um sistema operacional.

Na minha concepção a Microsoft tem que melhorar o atual sistema, existe uma mistura entre aplicativos que acaba por confundir o usuário. Existe uma velha máxima que diz que quando a Microsoft acerta um sistema, lançam outra, portanto não estou confiante o suficiente para migrar para o windows 8. Além do mais todo mudança trás consigo resistência o que acaba em alguns casos dificultando a utilização por usuários mais conservadores ou que se acostumaram ao velho modo “Menu Iniciar” de ser.

Grande abraço é até a próxima…


Juliano Vieira

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIARP e pós graduando em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC-PR, tem vivência como Gestor de T.I. A coluna TechNet traz ao leitor tendências e demandas tecnológicas, dando ao internauta uma noção de tecnologia, além de dicas e sugestões para melhorar a vida online das pessoas.

juliano1985@gmail.com