Portal de notícias Caçador Online
Palavra Andante


O DNA do Hino de Caçador

Levanta a mão aí quem conhece o hino de Caçador?

Quem conhece deve ter esboçado um sorriso ou até mesmo cantarolado um trecho:

Caçador é um Rio pequenino

Que deu nome à minha cidade...

Ou quem sabe foi direto ao refrão:

É Caçador, capital da indústria,

das parreiras e dos pinheirais.

Aqui eu vivo, aqui eu trabalho

e me orgulho até demais.

Essa reação positiva de sorrir ou cantar de imediato se explica, em parte, pelo senso de identificação que o hino desperta no cidadão ao descrever o município e também por sua batida entusiasmada. A exemplo do Rio de Janeiro, Caçador também tem como hino uma marchinha de carnaval. Sua melodia alegre convida quem canta a (não digo quebrar), mas, ao menos, balançar o protocolo. Mesmo em uma sessão solene, você pode querer ficar “dançandinho” enquanto escuta o hino de Caçador.

Na terça-feira, 19/3, os Jovens Aprendizes do SENAC prepararam uma homenagem pelo aniversário de Caçador. Eles deram um show de iniciativa e cantaram o hino em conjunto com a platéia. Fizeram tudo dentro da etiqueta legislativa. Mas, durante os ensaios, foi bonito ver como eles ressignificaram o hino, acrescentando leves passos de dança e montando uma coreografia alegre para acompanhar a canção.

Penso que dançar combina com o espírito pra cima do hino da cidade. Como nos informou a educadora Ilse Behrens durante a referida sessão, o hino foi composto em fevereiro de 1974, numa varanda em frente ao mar da praia de Balneário Camboriú, por Oswaldo Olsen.

De férias, Ilse foi testemunha da criação do hino. Ela conta que Olsen ia compondo na sanfona e ia pedindo a opinião dos presentes. Tudo num clima de verão e amizade. Esse clima pode ser sentido no tom animado da composição. O hino exalta o trabalho, a natureza, a amizade e a diversão. O mar e a proximidade com o carnaval também estão em seu DNA. Bem como aquele sentimento de saudade que o distanciamento da terra natal nos trás, permitindo novas reflexões.

Em 1984 o hino foi oficializado pelo legislativo, por ocasião do cinqüentenário do município. Em 2013, é gratificante saber que, décadas depois, ele segue presente nas vozes das novas gerações. Parabéns, Caçador!

Rodrigo Espinosa Cabral

Clique aqui para ouvir o hino:
http://www.cacador.sc.gov.br/portalhome/anexos/107_hino_cacador.mp3


Rodrigo Espinosa Cabral

Rodrigo Espinosa Cabral, brasileiro, vegetariano, gremista. Um pedaço de poeira cósmica que, às vezes, escreve. Palavra Andante, um passeio pelo mundo das letras.

rodrigoec@gmail.com