Flavinho
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Atualizado em  |  14/06/2013 18:27
Perfil
Flávio Henrique dos Santos
flaviohenrique.flavinho@gmail.com

Homenagem

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira uma Sessão Solene para homenagear várias pessoas com o prêmio “Destaque Caçadorense”. Cada vereador teve a oportunidade de indicar um nome para receber a medalha e o troféu. Conheço várias pessoas, em diversos segmentos, que gostaria de homenagear, mas minha indicação deste ano foi para a amiga Doracy Thiesen, que tem dedicado sua vida para os serviços da igreja, mesmo enfrentando sérios problemas de saúde. Essa situação inclusive impediu que ela estivesse presente ao evento, sendo representada pelo nosso bispo diocesano, Dom Severino Clasen.

Exemplo de vida

Nasceu na cidade de Ituporanga no dia 30 de junho de 1932, indo morar posteriormente na cidade de Lages, onde casou-se com Osvaldo Thiesen e tiveram dois filhos. Na cidade de Lages já trabalhava na rede de cinema pela qual veio transferida para Caçador em 1975, onde foi a primeira gerente da empresa na região sul do país, respondendo por várias cidades.

Teve o cinema totalmente destruído por um incêndio e junto também sua casa e todos os pertences, necessitando recomeçar novamente do ponto inicial. Mesmo desempenhando suas atividades na gerência regional da empresa de cinema, Doracy nunca deixou de se dedicar para as causas da comunidade. Formou em Caçador as primeiras equipes de cursilho e retiros, onde grande parte da população caçadorense participou.

 Em 1995, infelizmente perdeu o marido que morreu vítima de câncer. Viúva e querendo se dedicar de forma mais intensa para a evangelização das pessoas, decidiu fazer a faculdade de Teologia, com 62 anos de idade, na Faculdade de Passo Fundo.
 Formou ainda a Legião de Maria e a Pastoral da Saúde, movimentos ligados à Igreja Católica. Tendo forte ligação com as pessoas portadoras de deficiência, formou a FCD, que depois foi transformada em ACADEF. Ainda hoje trabalha no secretariado diocesano, onde organiza os documentos  e ajuda as capelas  e paróquias.

No ano passado, Doracy passou por problemas de saúde e ficou internada 14 dias num CTI. Logo depois de sair do hospital, ainda criou forças para criar um novo movimento dentro da Igreja, desta vez dedicado para viúvos e viúvas, que tem sua sede em Videira e realiza retiros por toda a região.

foto1
clique na foto para ampliar

Vacinação

Questionei até de forma mais enfática nesta semana a falta de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, que não elaborou o roteiro de vacinação contra a poliomielite nas comunidades do interior, como tradicionalmente acontece. Segundo o líder do prefeito, foi realizada uma reunião no último dia 04 de junho, onde foi decidido que não seria feita a busca ativa destas crianças no interior, que possuem o mesmo direito das demais em receber a vacina. Afirmam que a ação envolve funcionários e veículos da pasta e que não compensa. Quero afirmar que discordo completamente, pois acho que todo esforço vale a pena para que as nossas crianças sejam protegidas. Sinceramente aguardo que a posição seja revista e a vacinação pelas comunidades do interior seja feita, até porque o Ministério da Saúde libera recursos especialmente para essas campanhas pontuais.

Iniciativas

Aproveitei as sessões desta semana também para enaltecer o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Juventude e pela APAE na semana passada, quando realizaram atividades com a comunidade, no sentido de angariar recursos. No sábado pela manhã a APAE realizou um pedágio solidário e arrecadou mais de 17 mil reais junto a comunidade caçadorense, envolvendo professores, alunos, funcionários e voluntários. No período da noite foi a PJ que fez bonito realizando um bingo no salão da Igreja Nossa Senhora Rainha. Participei da promoção e cantei uma rodada do bingo, atendendo convite dos organizadores. Todos estão de parabéns.


02/03/2017 17:06
Tudo é aprendível
Márcio Roberto Goes
02/03/2017 14:52
Conheça 16 tendências para o atendimento no varejo
Leila Longo Romão
21/02/2017 11:06
A vida é massa!
Márcio Roberto Goes
11/01/2017 19:33
Seis dicas de planejamento de metas para 2017
Leila Longo Romão
11/01/2017 19:31
A volta ao varejo personalizado de nossos avós
Leila Longo Romão