Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

A Copa da decepção


Terminada a Copa do Mundo, evento que acabou sendo uma decepção não somente para o sonho do Brasil ser hexacampeão, mas também para o comércio de maneira geral, é hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos por um segundo semestre melhor. No cenário que nos envolve, vemos uma desaceleração do crédito e renda, aumento de juros, e um recuo da confiança do consumidor que nos últimos doze meses desceu 10 pontos. Contudo, temos ainda datas comemorativas de grande porte nos próximos meses, que poderá dar alguma esperança de fecharmos o ano com saldo positivo. O governo está tentando manter a economia aquecida, com a prorrogação da redução do IPI para automóveis e móveis. Mas mesmo assim, a inflação ainda merece cuidados, pois está perto de superar a meta, levando-se em conta que o índice acumulado em 12 meses (+6,52%) ultrapassou o limite máximo de tolerância do Banco Central. Apesar de tudo, o varejo catarinense continuará fazendo sua parte, com produtos e serviços de qualidade que atendam as expectativas dos clientes, atendimento personalizado, campanhas, promoções e oferecendo condições para que o cenário seja mais favorável nos próximos meses. ( Por Sergio Alexander Medeiros Presidente da FCDL/SC).

A derrota da seleção Brasileira, vai ficar marcada para sempre no histórico do país e no coração dos brasileiros apaixonados por futebol. Mas se a derrota deve servir de exemplo aos jogadores, também pode ser útil para os empreendedores. As semelhanças entre o que ocorre no campo e na vida empresarial.
Treinamento: desenvolver e aplicar programas onde se possa explorar tanto questões técnicas como comportamentais da atuação de vendas

Avaliação de desempenho: implementar um processo formal de acompanhamento do desempenho da equipe por meio de avaliações periódicas podendo ser realizadas pelo superior hierárquico, pares e até mesmo por um grupo aleatório de clientes.

Plano de desenvolvimento: desenvolver conjuntamente com o processo de avaliação de desempenho, que também deve estar atrelado ao programa de treinamentos, buscando sempre preencher os espaços de oportunidade do indivíduo por meio do processo de capacitação como um todo.

Fonte: Newsletter – FCDL - SC


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br