Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

Como administrar pessoas e conquistar a parceria dos funcionários


Além de valorizar competências técnicas e conhecimento é preciso entender os perfis individuais a fim de ajudar na motivação e na consolidação da carreira.

Administrar pessoas é fazer com que cooperem umas com as outras, mas cada uma focada em atribuições específicas de um cargo, em prol do objetivo da empresa. Para isso, o empresário precisa definir os conceitos de organização, a descrição dos cargos e a administração de salários.

O empresário deve adotar atitudes para fazer o funcionário se sentir parte da empresa e responsável pelo bom desempenho da mesma. Empresas de sucesso são feitas por pessoas vitoriosas. Quando a vitória é partilhada por todos, a motivação para novas conquistas pode ser redobrada.

Para atingir esse objetivo, siga algumas dicas:

Mantenha e segure o seu pessoal treinado e habituado na empresa.
Em reuniões de confraternização com todo o pessoal, mostre reconhecimento de bons resultados obtidos. Nas comissões ao pessoal de vendas, implante um sistema de remuneração em que parte dos ganhos seja oriunda da venda total da empresa ou das lojas. Mantenha comunicações abertas e integração sadia entre as lojas e filiais.  Evite paternalismo. Não permita pactos entre vendedores e, às vezes, com o próprio gerente para "ajudar" um vendedor a atingir sua meta e depois dividir as comissões.

Tenha a equipe na medida certa. Fique atento aos ganhos médios de seus vendedores e não aumente a equipe se não houver certeza de aumento de vendas reais. Torne transparente sua política salarial. Leis e Decretos devem ser entendidos, pois a falta de informação geralmente é formadora de boatos comumente negativos.  Antecipe todo mês um pouco de aumento ao pessoal fixo ao invés de seguir as leis dos dissídios não mensais para reposição de perdas salariais.

Tenha uma organização simples, sem muitos níveis de mando.
Comunique sistematicamente a toda a empresa as admissões e demissões ocorridas e as suas causas. Evite boatos inconvenientes.

Fonte: Newsletter FCDL – SC
Fonte: Sebrae


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br