Portal de notícias Caçador Online
Nutrição e Saúde

Como Evitar os Excessos de Fim de Ano


Como Evitar os Excessos de Fim de Ano
Por Nutricionista Laize Southier Cendron

As festas de fim de ano estão chegando e com elas as comilanças. Panetones, chester, perú, carneiro, tender, bebidas e diversas sobremesas. Mas é nessa época que muita gente recupera o peso que demorou mais de dois meses para conseguir perder. É nessas datas que a dieta mantida durante o ano todo, vai por água a baixo.

Em primeiro lugar devemos pensar que o banquete de Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura. Deixar de fazer a ceia para perder peso é um dos grandes erros cometidos por pessoas que são muito radicais com suas dietas. A frustração leva a compensar em algum outro momento. Ou seja, você deixa de comer na ceia mas na primeira oportunidade que surgir vai acabar ingerindo uma quantidade muito maior de alimentos. O peso não é o único objetivo a ser alcançado e mantido, mas principalmente a saúde. Os fast food são alimentos gordurosos com calorias vazias (alimentos calóricos, mas sem nutrientes) e são os grandes vilões para o aparecimento de diabetes, aumento de colesterol e triglicérides, mau funcionamento do intestino, doenças cardiovasculares, entre outras tantas já comprovadas em diversos estudos.

Segue algumas dicas para você conseguir manter a dieta durante as festas.

* Primeiramente faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo  para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia.

* O ideal é manter uma dieta equilibrada sempre. Uma dica é dividir seu prato em: 1/2 para as saladas, 1/4 para as carnes (de preferência carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas) e o outro 1/4 para os carboidratos (grãos em geral – de preferência integrais, massas sem recheio, tubérculos).

* Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de comer todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais.

* Beba, no mínimo, 2,5 litros de água por dia, principalmente nos dias pós feriado. A água ajuda a eliminar as toxinas e é fundamental ao nosso organismo.

* Invista no abacaxi. O abacaxi é muito saudável e contém diversas vitaminas (A, B1, B2, B3 e C) e sais minerais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, fibras e bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de gorduras e não na eliminação destas. Pode aliviar aquela sensação de estufamento, principalmente após o consumo de carnes.

* De preferência para as carnes de aves (peru, frango, chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (Nectarina, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos, sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone - com moderação). As sementes como as nozes, castanhas podem ser consumidas, mas com moderação.

* Se for beber, prefira os vinhos e o champanhe que são menos calóricos. Se você não resistir e optar por beber uma cerveja, um chopp ou outra bebida alcoólica, não exagere na quantidade. Uma dica que pode ajudar neste sentido é intercalar um copo de água com o copo da bebida, dessa forma, você beberá menos, mas não ficará “com o copo vazio”.

* Praticar atividade física.

* A dica para o dia pós festas e feriados é comer alimentos leves e de fácil digestão, além de uma boa salada de folhas e molhos à base de iogurte desnatado.

Ao retorno do ano novo, as práticas alimentares saudáveis do dia a dia devem ser retomadas, ou seja, aumentar o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, e dar preferências para carnes magras e laticínios desnatados. Ingerir fibras (frutas secas, amêndoas, damascos, castanhas, ameixa) promove uma sensação de saciedade e com isso evitará de comer demais na hora da ceia. Chá de boldo, macela e bugre ajudam a desintoxicar;

Suco desintoxicante

50 ml de suco de uva integral - 50 ml de suco de abacaxi - 2 copos de água - 1/2 colher (chá) de gengibre ralado - 1/2 copo de suco de laranja - 1/2 colher (chá) de canela - Uma pitada de cravo-da-índia. (Consumir o suco imediatamente após o preparo ou em até 4h após, pois algumas vitaminas se perdem  ao entrar em contato com o oxigênio e o ar).

O importante é lembrar que essas celebrações são momentos de união e confraternização, não apenas reuniões focadas na mesa. Comer também é uma forma de se fazer presente nestas datas, porém, cuidado e foco, pois sair do ano de bem consigo mesma (o) e com a balança, nos dá entusiasmo para iniciar o novo ano com o pé direito!

BOAS FESTAS!


Laize Cendron

Graduada em Nutrição, começou sua carreira profissional como nutricionista de Cozinha industrial pelo SESI – Polpa Brasil em 2013. Teve a oportunidade de trabalhar na merenda escolar pela Nutriplus atendendo escolas da região. No ano seguinte voltou a atuar em cozinha industrial, trabalhando atualmente neste ramo pela CMS Transportes e Refeições LTDA. Trabalha também como Personal Diet, atendendo os pacientes em suas residências.

laize.nutricao@gmail.com