Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

O que fazer em 2015 para aproveitar um ano difícil


As perspectivas para o ano não são boas. O ano pode ser ruim, muito ruim ou catastrófico nas expectativas de especialistas. Reajustes de preços, economia desacelerada, aumento do desemprego e inflação pressionada jogam para as projeções de ano ruim ou muito ruim.

A crise do abastecimento da água em São Paulo pode tornar o ano catastrófico não apenas para a região metropolitana, mas para todo o País dado que a economia real passa pela cidade. Diante de tantas incertezas, o que fazer para aproveitar um ano com tantas desesperanças? Para muitos, cinco chavões farão mais sentido agora e poderão ser úteis na travessia.

Em artigo para o Blog do Empreender,  O Estado de S. Paulo, Marcelo Nakagawa, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), avalia que apesar de as perspectivas para 2015 não serem boas há a possibilidade de agir e aproveitar as oportunidades criadas pelas dificuldades. Ele se utiliza do título do livro do publicitário Nizan Guanaes, “Enquanto eles choram, eu vendo lenços” e de outros cinco chavões para incentivar os empresários nesta travessia.

1) Tenha calma e siga em frente: É o chavão dos chavões e já ganhou incontáveis adaptações. Mas a mensagem original iria ser utilizada pelo governo britânico na Segunda Guerra Mundial caso os alemães conseguissem, de fato, invadir a Grã-Bretanha.  Neste mesmo contexto: Em caso de pânico, mantenha a calma e faça o que deve ser feito.

2) Pense diferente : Não parece, mas o comercial icônico da Apple foi ao ar há quase 20 anos e continua atual. O comercial trazia vários personagens que pensaram diferente na história e fizeram história, começando por Albert Einstein que costumava dizer que “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Assim, se as coisas não estiverem indo bem, pense e faça diferente.

3) Coma alimentos. Não muito. A maioria plantas: Tornou-se um grande chavão, mas as regras simples do ativista da alimentação natural Michael Pollan formam um dos pilares de muitas pessoas que buscam uma vida mais saudável. Olhe para cada item que come. Será que isto é um alimento e alimenta de fato? Seja moderado, mas não precisa ser radical desde que prefira os vegetais. Cuide-se!

4) Se falha em se preparar, você se prepara para falhar. Dito por Mark Spitz, um dos maiores nadadores da história, tornou-se um chavão entre os esportistas de alto rendimento, mas já quase virou um ditado popular. E agora é o melhor momento para você se preparar bem para saber o que fazer mais adiante.

5) Todo problema é uma oportunidade. É o chavão dos empreendedores, mas para Vinod Khosla, um dos mais respeitados investidores do Vale do Silício, todo “grande” problema é uma grande oportunidade. Quanto maior o problema, maior é a oportunidade. Neste contexto, não seja Pollyanna ao ver o lado bom dos problemas. Em 2015, empreenda-se transformando problemas em oportunidades.

E quem sabe, você não chega ao final deste ano e pega emprestado o título do livro que narra a trajetória do publicitário Nizan Guanaes para ilustrar as suas aventuras. Qual é o título? Também um chavão: Enquanto eles choram, eu vendo lenços.


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br