Portal de notícias Caçador Online
Nutrição e Saúde

Nutrientes que aumentam a Imunidade


São muitos os fatores externos que podem contribuir para a baixa  imunidade em nosso organismo. O estresse do dia a dia, falta de sono, má alimentação e a possibilidade de desenvolvimento de doenças nutricionais. As chances da sua imunidade estar baixa são grandes e podem acarretar em resfriados, pequenas infecções, gripes normais, até mesmo a gripe H1N1 (Influenza A).

A gripe H1N1 está chegando junto com o frio e trazendo muitas preocupações para todos nós. Esta doença é transmitida principalmente através das vias respiratórias. É contagiosa, podendo passar de pessoa para pessoa através de secreções como saliva, ao tossir, falar, contato com superfícies contaminadas e toque de mãos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a influenza causa de 3 a 5  milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos. Diante disso, é importante que todos sejam vacinados e melhorem a imunidade do seu organismo, uma vez que os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente com o sistema imunológico enfraquecido.

Nada mais justo que escrever a matéria de hoje pensando no bem-estar de todos vocês, através de dicas para manter/aumentar a imunidade do organismo, e consequentemente prevenir que este vírus perigoso possivelmente ataque o nosso corpo.

A alimentação desempenha um papel muito importante na imunidade, pois o sistema imunológico necessita de um bom aporte de energia, além de nutrientes adequados para a formação de células e substâncias envolvidas no sistema de defesa.

O que pode baixar a imunidade?

  • Dietas ricas em açúcar (principalmente refinado), pois as células de defesa perdem parte da capacidade de destruir bactérias e vírus.
  •  O consumo de gordura em excesso reduz a resposta imunológica.
  • Baixo peso e obesidade estão relacionados a um sistema imunológico debilitado. Falta de nutrientes enfraquecem o organismo. Já a obesidade aumenta o risco de infecções.
  • Consumo de álcool e uso do cigarro podem estar ligado a infecções e até mesmo a doenças como o câncer.

Alimentos para aumentar a imunidade

  • Alimentos ricos em vitamina C, como goiaba, laranja, limão, agrião, espinafre, abacaxi, kiwi, couve, brócolis, e temperos em geral, aumentam a produção das células de defesa aumentando a resistência do organismo a infecções.
  • A vitamina E , vitamina A e vitamina B1, (cenoura, abóbora, fígado, pêssego, alho, germe de trigo, óleo de soja, gema de ovo, chuchu, lentilha, arroz integral, abacate, peixe, entre outros), atuam em conjunto com outras vitaminas e minerais agindo como antioxidante, anti-inflamatório, além de ação protetora contra o câncer e controle de alguns tipos de diabetes.
  • O iogurte natural é rico em lactobacilos, além de ótima fonte de cálcio, sendo excelente para o sistema imunológico.
  • E é claro, beba muita água,  ao menos 2l ao dia para hidratar o corpo e manter as vias aéreas úmidas.

Para manter o bom funcionamento do organismo, é necessário uma dieta balanceada, uma vez, que os alimentos contém nutrientes que aumentam a resistência a bactérias e vírus, e também estimulam o sistema imunológico.

Outra dica bem bacana é sempre montar um prato bem colorido. Quanto mais colorido for o prato, mais vitaminas e minerais serão ingeridos. Mantenha seu organismo imune e sempre saudável para evitar possíveis patologias e esbanjar saúde o ano todo.

Por Laize Southier Cendron


Laize Cendron

Graduada em Nutrição, começou sua carreira profissional como nutricionista de Cozinha industrial pelo SESI – Polpa Brasil em 2013. Teve a oportunidade de trabalhar na merenda escolar pela Nutriplus atendendo escolas da região. No ano seguinte voltou a atuar em cozinha industrial, trabalhando atualmente neste ramo pela CMS Transportes e Refeições LTDA. Trabalha também como Personal Diet, atendendo os pacientes em suas residências.

laize.nutricao@gmail.com