Portal de notícias Caçador Online
Nutrição e Saúde

Nutrição na gestação


A chegada do bebê é um momento muito esperado pelas mamães e pelos papais. É o momento mágico onde os pais se envolvem com a escolha do nome do bebê, enxoval, quartinho da criança, e com a gestação e saúde do bebê. É nesse momento que a atenção se volta para a nutrição da mãe. Desde o momento da descoberta, até mesmo depois do nascimento, as necessidades nutricionais em questão irão sofrer algumas mudanças e você precisa estar preparada para isso.

Durante a gestação, toda mulher sabe que é preciso cuidar da sua saúde e melhorar os seus hábitos alimentares. Portanto, o cuidado nutricional deve começar antes mesmo da gestação, mas é durante este período que deve-se ter mais atenção, pois as deficiências nutricionais podem comprometer o desenvolvimento fetal.

A principal preocupação da mulher, é com o peso que pode ganhar durante o período gestacional. Um peso adequado fará com que a mãe consiga amamentar melhor o bebê, com que o seu desenvolvimento seja mais adequado e mais saudável. Mulheres com o peso ideal devem ganhar entre 9 e 12 kg. Se a gestação é múltipla deve-se acrescentar 3,5 kg a mais. Mães com risco a obesidade ou obesas, podem ganhar até 9kg. Já as mamães com baixo peso, precisam de um acompanhamento mais detalhado e precisam ganhar um peso um pouco maior.

A alimentação da mãe, deve ser baseada em calorias, proteínas, vitaminas e minerais com aporte adequado e suficiente para produção e qualidade do leite, a fim de que não interfira nas suas próprias reservas.
As células dos bebês são formadas basicamente por proteínas. Então a mãe precisa ter um aporte proteico adequado para garantir o desenvolvimento celular do feto. Para que estas proteínas funcionem corretamente, é necessário um aporte de calorias correto. É preciso acrescentar 300 calorias/dia na dieta das gestantes para garantir o desenvolvimento completo do bebê. Os carboidratos são a principal fonte de energia, combustíveis excelentes para o desenvolvimento cerebral e sistema nervoso.

As vitaminas são extremamente importantes para a mãe e para o bebê e a maioria delas pode ser obtida através de uma alimentação balanceada. Uma delas em especifico tem grande importância antes e durante a gestação, o ácido fólico.  Esta vitamina pode prevenir problemas neurológicos na formação do bebê, por isso é importante uma quantidade maior nos primeiros meses de gestação. O médico irá prescrever vitaminas e minerais, mas estes não devem ser “substituídos” pela alimentação, devem apenas complementá-la.

Minerais como cálcio e ferro tem papéis fundamentais no organismo. É preciso consumir estes minerais adequadamente, caso contrário, o bebê usará o cálcio dos ossos da mãe e o ferro do sangue, e a mãe poderá ter problemas de saúde devido a este fator. O ferro pode ser adquirido através de uma dieta rica em carnes, peixes, fígado, vegetais de folhas verde escuras, como espinafre, brócolis, couve, legumes, leguminosas e cereais, como arroz, soja, aveia. O cálcio pode ser ingerido através do leite, iogurte, queijo, figo, legumes e brócolis. Para mães intolerantes a lactose, o leite animal pode ser substituído por leite vegetal como leite de soja, suco fortificado, ou leites reduzidos em lactose.

A gestante deve lembrar que o consumo exagerado de açúcares e gorduras pode ser um risco para o bebê, uma vez, que o açúcar pode desenvolver a diabetes pré-gestacional, e a gordura, acarretar em problemas cardíacos e obesidade, dificultando o parto e a recuperação da mãe.

Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, frituras, pastéis, e alimentos ricos em açúcar, como balas, doces, refrigerante e chocolate. Quero enfatizar que não se deve consumir refrigerante de nenhum tipo, principalmente os de cola, pois o auto teor de açúcar pode levar a diabetes, seu alto teor de sódio acarretar em problemas de pressão alta, como a pré-eclâmpsia. Sem falar nas quantidades altíssimas de conservantes, corantes e aromatizantes que trazem tantos malefícios.

Evitar o consumo de álcool, cigarro, chá preto e chá verde. Controlar as quantidades de café (não ingerir mais que 2 xícaras de 200ml ao dia). Prefira chá de erva cidreira, camomila, erva doce.

A gravidez é um momento muito especial na vida das mulheres. E uma nutrição equilibrada e completa é mais importante do que nunca. Vale lembrar que os hábitos saudáveis do seu bebê começam na gravidez e que a amamentação é fundamental para que desde cedo ele comesse a ter uma alimentação saudável. Cuide-se!

Por Laize Southier Cendron

 


Laize Cendron

Graduada em Nutrição, começou sua carreira profissional como nutricionista de Cozinha industrial pelo SESI – Polpa Brasil em 2013. Teve a oportunidade de trabalhar na merenda escolar pela Nutriplus atendendo escolas da região. No ano seguinte voltou a atuar em cozinha industrial, trabalhando atualmente neste ramo pela CMS Transportes e Refeições LTDA. Trabalha também como Personal Diet, atendendo os pacientes em suas residências.

laize.nutricao@gmail.com