Portal de notícias Caçador Online
Nutrição e Saúde

Dicas para boa alimentação nas férias escolares


As crianças entraram em férias escolares? O que fazer? Calma! É comum entrar em férias e querer atacar a geladeira, comer doces o tempo todo, ir ao supermercado, comer a primeira coisa que encontram pela frente. Cuidar de criança não é coisa fácil. As atenções devem ser redobradas durante este período de descanso das aulas. A mudança da rotina também pode influenciar de forma que lhes falte apetite, ou deixem de comer para ir brincar com os coleguinhas. Saiba o que preparar para que eles se alimentem de maneira saudável.

Algumas coisas são fundamentais para uma boa alimentação principalmente no período de férias. Vale lembrar que as crianças adquirem os hábitos dos seus pais, ou seja, o que eles consomem.

Primeira dica: Não proíba o consumo, imponha limites sobre ele. Quando se proíbe uma criança de que ele coma um determinado tipo de alimento que sabemos não fazer bem a saúde, uma hora ou outra, isso irá despertar a curiosidade do seu filho em experimentar este alimento. O correto é conversar e explicar o porquê de não consumir o tempo todo ou diariamente este alimento, pois pode trazer prejuízos a saúde. Uma maneira bacana e bastante valida é procurar por vídeos ou imagens que expliquem sobre isso de uma forma lúdica, atraindo a atenção da criança sobre o malefício daquele alimento. Assim ele lembrará as dicas. Porém, procure por dicas confiáveis ou dicas de uma nutricionista para não cometer erros.

Aproveite as frutas da estação. Preparando uma deliciosa salada de frutas. Só uma salada de frutas? Não! Acrescente granola, iogurte natural, aveia, quinua, mel. Além de garantir o aporte energético, é saborosa. Você pode deixar as frutas picadas em potinhos na geladeira. Quanto mais colorida, mais irá chamar a atenção da criança e assim que bater a fome, ela irá procurar por coisas práticas e fáceis de comer. Esta é uma boa opção.

Deixe a criança ajudar na cozinha! Com muito cuidado é claro! Longe do fogo e água quente. Incentive a lavar os legumes, frutas, a decorar os pratos com formas agradáveis e que ela gostaria de comer no almoço ou jantar. Isso estimula a criatividade do seu filho e ajuda na hora de adquirir os bons hábitos e faz com que ele se sinta importante no processo.

Dicas de Lanches

Lanche 1: água de coco + bolo caseiro (feito pela mamãe! Dica: você pode fazer em quantidade e congelar) + fruta 2

Lanche 2: iogurte natural ou leite fermentado + sanduíche com ricota (temperada com ervas para dar um gostinho especial) + fruta 3
Lanche 3: Suco de frutas (feitos pela mamãe! Nada de suco de caixinhas industrializados!) + sanduíche natural (pão integral + queijo branco + alface + tomate e orégano) + fruta

Reserve um tempo para vocês, dedique-se a alimentação do seu filho. Investir em receitas saudáveis, lanches equilibrados, cozinhar pra ele, é a melhor forma de educar e ensinar a ter bons hábitos. Prepare lanches, bolos, tortas, sanduíches para a criança. Faça recheios mais leves, investindo nas frutas e verduras sempre. Por exemplo, na hora de preparar aquela delicia de bolo caseiro, substitua a farinha de trigo por farinha integral, utilize cacau em pó no lugar do chocolate. Depois disso, você pode até mesmo fazer um piquenique com as crianças levando as preparações feitas em casa. Eles vão amar!

Evite: sucos industrializados, biscoitos recheados, refrigerantes, frituras, salgadinhos de pacote, água de coco de caixinha. Prefira sempre os naturais, feitos na hora. Não importa tanto a quantidade, mas sim a qualidade do alimento ingerido.

Não esqueçam a garrafinha de água! Esteja sempre com ela em mãos. As melhores aliadas para matar sedes repentinas, já que sucos açucarados e refrigerantes são apenas ingredientes vazios, atrapalhando até mesmo as refeições seguintes, além de não matar a sede. Hidratação é fundamental! Outra opção é água de coco que ajudar a repor alguns nutrientes e que ajuda na hidratação.

Planejamento e Organização. Sei que muitos pais trabalham fora e as vezes não dispõem de tempo para curtir as férias das criançada. Aí entram os biscoitos, doces, refrigerantes. Mas hoje em dia a indústria de alimentos tem opções mais saudáveis, como cookies integrais, cacau, frutas variadas, sucos naturais, legumes e verduras já picadinhos. Oriente a babá, o responsável pelas crianças. Deixe no papel dicas do que preparar e como preparar a refeição do seu filho.

Na dúvida, procure sempre a nutricionista. Ela saberá orientar nas dificuldades!

Por Laize Southier Cendron


Laize Cendron

Graduada em Nutrição, começou sua carreira profissional como nutricionista de Cozinha industrial pelo SESI – Polpa Brasil em 2013. Teve a oportunidade de trabalhar na merenda escolar pela Nutriplus atendendo escolas da região. No ano seguinte voltou a atuar em cozinha industrial, trabalhando atualmente neste ramo pela CMS Transportes e Refeições LTDA. Trabalha também como Personal Diet, atendendo os pacientes em suas residências.

laize.nutricao@gmail.com