Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

Crise ou oportunidade ?


Como a maioria já ouviu falar que crise, em mandarim, tem dois sentidos: um deles é oportunidade. Com muita audácia, estratégia e execução aproveitaremos o momento e acharemos a rota de oportunidade. Esse exercício é diário, o estímulo da liderança é vital.

Não é a crise que nos abate e sim a falta de preparo, audácia e inovação na gestão. Ou seja, saúde empresarial!
Podemos afundar nesse momento ou evoluir a outro patamar: está em nossas mãos!

Em tempos de crise pessoas e empresas, têm que buscar saídas criativas e  inovadoras que nem sempre são pensadas ou buscadas em tempos de afluência.

Agora, pois, é hora de encontrar a coragem para fazer as mudanças que já sabíamos que deveriam ser feitas e outras, ainda mais ousadas, que a necessidade nos aponta como inadiáveis. Agora não é hora de protelar. É hora de agir. É hora de decidir. É  hora de inovar com coragem, ousadia e muita responsabilidade para não fazer coisas das quais nos arrependeremos assim que a crise passar, pois, é claro e sabido que a crise passará.

E quando passar, as empresas que estiverem mais preparadas vencerão as que se deixaram debilitar pela crise. Assim, as empresas devem tomar decisões em tempos de crise, sempre se lembrando que elas passarão. Agora é hora de muito equilíbrio nas decisões.

“ A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países,

porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o
dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência.

O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis.

Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro.

Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la" 

Albert Einstein


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br