Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

Técnicas para montar um projeto de vendas escaláveis


Técnicas para montar um projeto de vendas escaláveis
Confira três dicas para criar uma equipe de vendas escalável:

1. Tenha e mantenha um processo para contratar vendedores

A maior parte das empresas contrata no “instinto”, mas isso não “escala”, não se multiplica, porque o instinto sempre aponta uma coisa diferente.

Por isso, é importante ter um processo de recrutamento padronizado, com critérios e perguntas padrão. Saiba quem é o seu candidato ideal, baseado nas características chave que você busca e tente contratar pessoas que se encaixam neste perfil.

Note também que, ao usar sempre os mesmos critérios, o processo de entrevista pode perfeitamente contratar pessoas de estilos e personalidades diferentes e contar menos no instinto ou em achar “quem tem a cara da empresa”. O processo padronizado sempre contrata quem tem mais chances de trazer resultados para a empresa.

2. Treine os novos contratados de forma consistente e mensurável

“Todas as famílias são felizes, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. Bom, com profissionais, inclusive de vendas, ocorre o contrário da famosa frase da literatura: normalmente, cada bom vendedor é bom à sua maneira.

Alguns são bons em fazer perguntas e detectar o que o cliente quer; alguns são bons em vender produtos caros para as empresas grandes; e assim por diante.

Pense no lugar que mais precisa juntar gente muito diferente numa mesma missão: o Exército. Como todos os exércitos do mundo fazem, há milênios? Eles põem todo mundo para fazer o mesmo curso, o mesmo treinamento.

Só assim eles podem garantir escalabilidade, ou multiplicar, os efeitos de uma estratégia, de uma ação. Todo mundo tem que ter algum treinamento em comum. Assim a equipe de vendas pode se conectar melhor com leads e clientes.

3. Trabalhe os leads com o mesmo processo todas as vezes
O processo tradicional de vendas segue uma série de etapas. O motivo destas etapas existirem é para que você saiba por onde deve passar e em quais pontos do seu processo podem existir possibilidades de melhoria. Por isso, montar um processo de vendas escalável talvez seja como montar um exército. Parece mais com o treinamento de uma pequena tropa de elite.

Fonte: Revista Exame


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br