0,0 mm
12,9°C
 
Termômetro do Varejo
Como desenvolver habilidades de liderança
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Atualizado em  |  16/05/2017 22:45
Perfil
Leila Longo Romão
leilaromao@conection.com.br

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Iniciou sua vida profissional como bancária do antigo Bamerindus, também atuou como professora e desde 1991 é empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante quatro anos e atualmente é presidente distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

No dicionário, um “líder” é “o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar”, é a “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamentos de outras”.

No mundo corporativo moderno, o líder é um gestor em mutação, é aquele que precisa estar sempre atento a novas habilidades e competências conforme as mudanças de estratégias dos negócios e as nuances do universo empresarial. “Cabe ao líder, mais do que aos seus comandados, a responsabilidade de ser o principal agente destas mudanças”, ressalta a analista do Sebrae, Zuleika Melo.

Para ela, o profissional apto a assumir um cargo/função de liderança não nasce pronto. “A liderança pode ser aprendida. Se alguém deseja ser um verdadeiro líder, vai precisar de muita dedicação, disciplina, humildade, compromisso e persistência para trilhar o caminho do desenvolvimento de algumas habilidades importantes”, ensina. “Para começar este caminho, ele deve buscar conhecer a si mesmo, identificando seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados ou desenvolvidos”, completa.

De acordo com a analista, é preciso muito cuidado com o “falso líder”. “Nas organizações, aquele que não apresentar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes acima listadas é a ´líderança´ a ser descartada”. Zuleika assinala que a figura do líder é fundamental para as organizações, uma vez que caberá a ele a iniciativa para resolver ou contornar situações diversas.

Entre elas estão: motivar e influenciar os liderados, buscando sempre atingir os melhores resultados; trabalhar para manter a força de vontade e a satisfação da equipe alinhadas com a missão da empresa; e manter sempre um bom clima organizacional e um ambiente produtivo.

Fonte: Portal Newtrade


12/06/2017 12:02
Líderes multitarefas trazem maior retorno para o varejo
Leila Longo Romão
30/05/2017 09:52
7 fatores que impulsionam o sucesso de um negócio
Leila Longo Romão
16/05/2017 22:43
O muro da minha infância
Márcio Roberto Goes
05/05/2017 10:24
Facebook divulga tendências para o marketing até 2020
Leila Longo Romão
04/05/2017 13:00
Evolução das relações de trabalho
Leila Longo Romão