Portal de notícias Caçador Online
TechNet


Afinal Plasma, LCD ou LED?

Desde o inicio da década de 50 quando se iniciou a transmissão televisiva no Brasil, hoje o Brasil tem mais de 54 milhões de Televisores, é o segundo país das Américas em número de televisores, nem somando México, Canadá e Argentina não chegamos a esse número, todo brasileiro  deseja ter um televisor de ponta em sua casa, logo na década de 80 surgiram os televisores a cores, o que fazia o entretenimento de qualquer pessoa criar vida, logo após vieram os televisores com vídeo cassete embutido, e foram aumentando o tamanho da tela, até chegarem ao incrível tamanho de 50 ou 60 polegadas, através de projeção, cada vez mais fácil de ser encontrada nos lares, as TV de 20 e 29 polegadas se tornaram um sonho das classe média baixa, então no inicio do século XX surgiram as tão aclamadas TV de Plasma, essa sim era o que todo mundo sempre desejou, imagem de cinema, TV fininha e o melhor telas de 42, 47 e 50 polegadas.

Até então pensamos que tínhamos tudo de melhor, surgem as LCD, imagem melhor, Full HD,  e agora vem as TV de LED, imagem superior as LCD, com um contraste melhor, e incrível espessura 3 cm,  é incrível como a evolução adentra nossos lares. No final da década de 90 ter um vídeo cassete em casa era luxo de poucos, hoje por R$ 90,00 você compra um DVD, e quando todo mundo pensa que os DVD são o que podemos ter de melhor vem então  o Blu-ray Disc, um formato superior ao DVD com imagem de cinema, som digital e tudo mais.

Com tantas tecnologias o que devemos observar para fazermos a escolha correta?

Aqui segue algumas dicas para que você possa fazer a melhor escolha e aproveitar ao máximo seu televisor.

O que verificar em uma TV Plasma, LCD ou LED.

Em ordem de importância, seguindo critérios próprios, aqui segue os principais itens elencados em níveis de importância.

1. Formato e tamanho da Tela (quantas polegadas ela tem, e se é 16:9 ou 4:3)
2. Resolução (possui diversas variáveis que vão de 764 x 468 até 1980 x 1080)
3. HDTV (É simples: ou é, ou é compatível, ou não é)
4. Entradas e Saídas de Vídeo (Quais e quantas são. Importantíssimo)
5. Tempo de Resposta (varias de 20ms até 0,001ms)
6. Cores (pode ir de alguns milhões até 136 bilhões)
7. Brilho (depende de acordo com a tecnologia. Plasma possui mais, LCD menos, mas por usarem padros distintos, não que uma seja melhor que a outra necessariamente)
8. Contraste (o mesmo que o brilho)
9. Ângulo de Visao (varia de 155 a 180)
10. Velocidade de Quadros na Tela (varia de 45 Mhz a 240 Mhz)
11. Progressive Scan (ou tem, ou não tem)
12. Assistência Técnica (Analise a marca e a rede de assistências. Acredite, isso é MUITO importante)
13. Sistema de Som (geralmente você vai ter um home theater, mas não custa nada verificar se o som é ao menos aceitável).
14. Opcionais (PIP, Controle Universal, Entradas para USB, Memory Stick, SD, Sistema Wireless, Bluetooth, Ambilight (iluminação surround), HD interno, etc…)

Além claro que você deve observar o tamanho do quarto ou sala que você vai colocar o equipamento, para lhe ajudar segue uma pequena tabela.

O mais importante aqui é verificar o tamanho do seu quarto ou sala. Acredite: não adianta você comprar uma tela gigante para colocar em um ambiente pequeno. Você não vai conseguir acompanhar a tela inteira e vai ficar tonto. Então, basta fazer o seguinte: decida o tamanho da TV antes de sair de casa. Basta ver aonde ela será colocada, e de onde você irá assistir. Siga a regra:

Tamanho da Tela

Distância Mínima

Distância Máxima *

26

100 cm

200 cm

30

115 cm

230 cm

34

130 cm

260 cm

42

160 cm

320 cm

47

180 cm

360 cm

50

195 cm

380 cm

55

210 cm

390 cm

60

230 cm

455 cm

65

250 cm

480 cm

Para aproveitar o que há de melhor em seu televisor a resolução é o item mais importante, então procure pegar uma HD e claro se tiver condições uma Full HD. HD é a abreviação de High Definition isto é, alta definição.

0480 x 0360 – baixa resolução (evite)
0852 x 0480 – média resolução (evite)
1024 x 0768 – Alta resolução, ou HD. É o básico da Alta definição
1366 x 0768 – Alta resolução, ou HD. É o básico da Alta definição
1920 x 1080 – Altíssima definição, conhecida como Full HD. É o que as transmissões de TV digital atingem.

O tempo de resposta é outro item de suma importância visto que é o tempo que o televisor demora para responder ao processamento de imagem e colocá-lo na tela, então se o tempo for maior que 5 ms é bom buscar um modelo com um tempo de resposta menor.

Seguindo estes conselhos com certeza você fará uma boa escolha e aproveitará ao máximo o que o mundo digital trás de melhor em imagem e som.

Pega a pipoca e aproveite a tecnologia, que está em sua frente.


Juliano Vieira

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIARP e pós graduando em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC-PR, tem vivência como Gestor de T.I. A coluna TechNet traz ao leitor tendências e demandas tecnológicas, dando ao internauta uma noção de tecnologia, além de dicas e sugestões para melhorar a vida online das pessoas.

juliano1985@gmail.com