Elton Buhl Filho, 13 anos, se destacou nas categorias de base em Caçador
O menino Elton Buhl Filho, que integrava a equipe de futsal sub 13 do Marcos Olsen, campeã catarinense, 7ª colocada nos Jogos Escolares Brasileiros e vice-campeã do Moleque Bom de Bola em 2006, agora faz parte de um dos maiores times do Brasil, a Malwee de Jaraguá do Sul.
Elton veio para Caçador com apenas 11 anos de idade. Aparecendo apenas como mais um menino com vontade de jogar futebol, despontou como um atleta destaque. De acordo com a presidente da Associação Marcos Olsen, Neusa Pelegrini, ele já participava de escolinhas desde os cinco anos de idade em Fraiburgo. “Seu treinador era o Sapuca. Ele já demonstrava algum talento, tanto que nos interessamos em trazer ele para nossa equipe depois de um campeonato que disputamos lá mesmo”, revela.
A sua adaptação em Caçador foi muito complicada. Sendo filho único, muito apegado aos pais, Elton passou diversos meses sofrendo com saudade de casa. “Muitas vezes nós víamos ele chorando pelos cantos, mas nunca desistiu”, contam alguns dos meninos que também vieram para Caçador junto com Elton e que moravam no mesmo local.
“Sua mãe, muito protetora, se precisasse, atravessava o Estado para o vê-lo jogar. Era Elton na quadra e a os pais na arquibancada”, destaca Neusa. Mas, segundo os amigos, aos poucos ele foi se adaptando e se tornando mais maduro, mesmo tendo pouca idade.
Em Caçador, Elton treinou com a equipe da categoria Sub-13 e os Jogos Escolares, do técnico Agnaldo de Souza. “Ele sempre foi um bom atleta, dedicado e procurava sempre fazer o melhor para ajudar o time”, afirma o técnico. “Ele surpreendeu a todos e em dois anos de estadia aqui em Caçador sagrou-se campeão do Estado de Santa Catarina e 7º colocado no Brasil, além do vice-campeonato do Moleque Bom de Bola, entre outros tantos títulos conquistados em campeonatos regionais”, destaca Neusa.