Caderno C

Sonora Brasil, Edino Krieger e Polyphonia Khoros em Caçador


Hoje gostaria de escrever de uma forma um pouco diferente do que costumeiramente faço.

Vou elencar alguns tópicos e discorrer sobre eles.

1º - A iniciativa: O Sonora Brasil do Sesc tem como objetivo “formar ouvintes de música”. É uma excelente iniciativa, pois nossa música tem muitas vertentes que não estão na grande mídia e que mesmo no “anonimato” está entre as melhores do mundo, sendo reconhecida, em muitos casos, como patrimônio mundial. Um dos principais compositores homenageados por este Sonora Brasil é Edino Krieger, um catarinense, natural da cidade de Brusque, que é o pai das Bienais da Música Brasileira Contemporânea.

Segue abaixo, link para conhecer mais sobre este homem que representa assim como tantos, a música brasileira:

http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/edinoebienais/edino/

2º - O local: Um ambiente que possui em sua principal característica a altura da construção (pé direito), o que torna as vocalizações e sonoridades algo fora do comum. A decoração e a arquitetura que se apresenta estão historicamente ligadas ao tipo de música executada. E, por fim, a utilização de um local que quase não é utilizado pelo povo, exceto durante as liturgias.

3º - A divulgação: Tenho observado que de alguns eventos para cá, a divulgação dos mesmos por parte do Sesc está cada vez mais abrangente, tendo publicações em jornais, rádio, sites, blogs e portais de notícias, porém ainda ouvem-se reclamações de que os eventos não são divulgados. O que está acontecendo?

4º - Os artistas e o espetáculo: O Octeto do Polyphonia Khoros traz parte do trabalho do grupo coral que enaltece a música brasileira e os feitos de nossos compositores. Inclusive de compositores estrangeiros que escolheram nosso país como nova morada e inspiração para suas obras.

Segue um rápido histórico sobre o Grupo Coral:

“O Polyphonia Khoros é um grupo coral da cidade de Florianópolis (SC) que está em atividade desde 2001. Com repertório eclético, com ênfase na música do século 20 e 21, o grupo regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira mantém um trabalho de excelência na área se destacando no cenário musical do estado de Santa Catarina. Por meio do Instituto Polyphonia, entidade sem fins lucrativos, o coro, que conta hoje com 28 cantores, promove a prática e a apreciação da música vocal, formando jovens cantores líricos e amplas plateias.”

Fonte:

http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/edinoebienais/grupos/octetodopolyphoniakhoros.html

Todo o espetáculo é um crescente de emoções e sonoridades envolventes. Os timbres e as vocalizações são algo que, através das intensidades vocais e rítmicas nos trazem sensações de paz e reconforto e em determinado momento, inquietação e ansiedade. Peças e movimentos suaves e lentos que fazem sentir um clima de serenidade ou rápidos e dissonantes que causam uma espécie de estresse auditivo que proporciona a inquietação nos presentes, porém tudo na medida certa. Acredito que se fosse gravado ao vivo este espetáculo, não haveria muito trabalho de mixagem/regulagens, pois os volumes das vozes estavam perfeitos.

Lamento dizer que quem não compareceu, perdeu um excelente espetáculo.
Fica o convite para que vocês conheçam o trabalho deste grupo coral.

Sonora Brasil:

http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/edinoebienais/grupos/octetodopolyphoniakhoros.html

Facebook:

http://www.facebook.com/PolyphoniaKhoros

http://www.facebook.com/events/159354274240429/?fref=ts

Site:

http://polyphonia.org.br/

Despeço-me e deixo meus cumprimentos. Espero encontrá-los nos próximos eventos.

Texto Kinder Kloss

Fotos Vanessah Kloss

Envie sugestões para kinderkloss@gmail.com

Clique aqui para conferir as fotos do evento, clicadas por Vanessah Kloss

Texto Kinder Kloss

Sugestões para kinderkloss@gmail.com



Comentários (1)

JbNXJHN7Ia

15/07/2013 23:00

Parabe9ns pelo lindo programa, e por tzarer ate9 a gente,sempre um(a) convidado(a) que encanta, mostrando sempre um trabalho diferente, e sobretudo uma mfasica de qualidade.Obrigada, sou de Curitiba, sempre que posso a oue7o pela Lumen-FM.Parabe9ns e obrigada.Sucesso SEMPRE.um abrae7o.

Deixe seu comentário