Caderno C

Caçador se entrega a Edino Krieger e as cordas do Quarteto Belmonte


Aí pessoal!

Hoje vamos falar sobre o Projeto Sonora Brasil do SESC, que trouxe a Caçador o Quarteto Belmonte do Rio de Janeiro interpretando a obra do maestro Edino Krieger, o catarinense que, através de suas composições, influenciou e elevou a outro nível a música brasileira. Trouxeram também peças de outros compositores que se apresentaram nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Bienais estas criadas pelo cidadão brusquense e se mantém até hoje como um marco em nossa música.

O Quarteto Belmonte vem do Rio de Janeiro e apresenta em sua formação musicistas que nos trazem a formação clássica e mais utilizada por compositores clássicos, o Quarteto de Cordas. Dois violinos executados por Márcio Sanchez e Ubiratã Rodrigues, um violoncelo nas mãos de Janaína Salles e uma viola tocada por Dhyan Toffolo, tem sua sonoridade explorada ao máximo dentro do conceito da Música Clássica.

Ao decorrer da apresentação as peças criavam sensações de êxtase, agonia, agressividade e sutileza, características das grandes obras clássicas. O diferencial de nossos compositores é que buscaram a sonoridade mais crua e dissonante dos instrumentos, explorando o outro lado da música clássica.

É como assistir um concerto de luz, silêncio, cores e sons.

A técnica de execução das obras é algo que nos prende na cadeira. Os musicistas são excelentes e tem um vasto currículo em suas carreiras. Apresentarem-se como concertistas em orquestras e conjuntos de câmara faz parte de seu dia-a-dia e o fazem muito bem.

Após algumas peças em quarteto, apresentaram-se em solo e em dupla.

Os presentes puderam degustar um espetáculo de nível nacional de forma gratuita.

Mais uma vez o SESC nos surpreende trazendo estas feras da música brasileira e nos presenteia com as peças do reverenciado Edino Krieger, o catarinense que poucos conhecem, mas que é reconhecido em todo o mundo como um grande maestro, professor, mestre e compositor.

Fica o convite para que, no dia 23 do corrente mês, quando o Sonora Brasil volta a Caçador, assistam ao Duo Cancionâncias que encerra as apresentações do projeto deste ano.

Até lá! Abraços!

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS



Comentários (0)


Deixe seu comentário