Caçador
Indústria 4.0 é tema tema de evento no Senai nesta terça e quarta
O objetivo é sensibilizar para os desafios da quarta revolução industrial
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Comunicação FIESC  |  21/11/2016 11:24

O SENAI/SC, entidade da FIESC, realiza nos próximos dias 22 e 23, em Caçador, mais uma edição do Despertar 4.0, evento que tem o propósito de sensibilizar empresários e trabalhadores catarinenses para a nova onda da Revolução Industrial, que ganha denominações como indústria 4.0, internet industrial, indústria avançada ou manufatura avançada. No encontro serão apresentados os desafios e oportunidades trazidos por este recente fenômeno econômico e social. As atividades previstas incluem palestra do diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, um dos principais experts brasileiros sobre o tema. Também serão realizados cursos especiais direcionados a adolescentes, mulheres e profissionais a partir de 40 anos. 

foto1
clique na foto para ampliar

Segundo o diretor do SENAI, esse fenômeno “tem por base a hiperconectividade, a inteligência artificial, o elevado grau de digitalização e de sensoriamento, o avanço do big data, entre outros, cuja associação permitirá customização em massa de produtos, mudança na forma e padrão de consumo e possibilidade de produção em casa”. O principal fator de estímulo ao seu desenvolvimento é a redução dos custos de processamento, armazenamento e transmissão de dados. Até 2020, mais de 50 bilhões de objetos – ou sete vezes a população mundial – estarão interconectados, promovendo negócios estimados em 32 trilhões de dólares. Mais relevante do que o volume de recursos movimentados, entretanto, é que a hiperconectividade está modificando a sociedade e a economia, permitindo rapidez e eficiência na tomada de decisões. 

Exemplo prático dessa nova realidade está nos aplicativos de orientação de trânsito dos smartphones. Com inúmeros usuários acessando online (hiperconectividade), o serviço colhe informações sobre o fluxo nas diversas vias (sensoriamento e big data) e toma decisões calculadas com base na análise das variáveis (inteligência artificial) ao sugerir a melhor alternativa de trajeto para cada usuário (customização). “A indústria tem o desafio de aplicar tecnologias e modelos semelhantes”, afirma Jefferson. “As decisões passam a ser tomadas sem a participação humana e a partir apenas da conexão entre máquinas, plantas fabris, matérias-primas e o produto final (estes dotados de sensores e transmissores) e o consumidor. O ato de abrir uma embalagem dá o comando instantâneo para a produção de nova unidade”, acrescenta. 

Na opinião de Gomes, as novas tecnologias promoverão profundas mudanças no mercado de trabalho. “Sessenta e cinco por cento das crianças de hoje atuarão em profissões que ainda não existem”, afirma. Ele destaca ainda que o novo modelo exigirá mudanças na legislação trabalhista, flexibilizando aspectos como o trabalho conjunto de homens e máquinas – dado o crescimento esperado da presença de robôs colaborativos – e terceirização. “Uma máquina poderá prever até mesmo a hora em que vai apresentar uma pane. Pode ser, por exemplo, numa madrugada e, cinco minutos antes o técnico de manutenção chegará para realizar o serviço. Ele não precisará estar em tempo integral na empresa, nem ter contrato fixo”, diz. A respeito da robotização, Gomes salienta que ela vem avançando intensamente, também devido à redução dos custos. “Aquelas funções que não queremos para nossos filhos, serão realizadas por máquinas”, prevê.

Despertar 4.0

Totalmente gratuita, mas com vagas limitadas, a programação em Caçador se inicia no dia 22, com a palestra interativa Entendendo a Indústria Avançada, apresentada por Jefferson de Oliveira Gomes, que, além de diretor regional do SENAI/SC, é professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre o tema. A atividade prevê a abordagem sobre desafios e oportunidades da nova realidade, seguida de discussões em mesas temáticas. O objetivo é que empresários, gestores, profissionais de RH, técnicos e demais interessados compreendam os impactos e possibilidades da Indústria Avançada nos negócios e na carreira. 

Já no dia 23, serão realizados minicursos direcionados a públicos específicos: adolescentes, mulheres e profissionais a partir de 40 anos. Das 13h30min às 17h30min, serão promovidas turmas do Teen + Tech, dedicados aos adolescentes e que envolverão princípios de automação e eletrônica, e da capacitação para as mulheres, abordando ferramentas em nuvem do Google Apps. Já das 19 às 22 horas, a capacitação será para pessoas com 40 anos ou mais, com introdução automação (dispositivos eletrônicos e robótica). Todos esses cursos são práticos e não requerem conhecimentos prévios sobre os temas.

 

Saiba mais:

Despertar 4.0

Dias 22 e 23 de novembro de 2016

No SESI Caçador - Rod. Honorino Moro, 610 - Alto Bonito

 

Dia 22

19h30min – 22 horas: Palestra interativa: Entendendo a Indústria Avançada

Empresários, gestores, profissionais de RH, técnicos e demais interessados poderão compreender os impactos e possibilidades da Indústria Avançada nos negócios e na carreira. Será realizado um debate colaborativo com Jefferson de Oliveira Gomes sobre os desafios e oportunidades desta nova realidade, seguido de discussões em mesas temáticas.

 

Dia 23

13h30min – 17h30min

Teen + Tech

Minicurso: Explorando o Arduíno

Aos jovens que querem ter as primeiras experiências com automação e eletrônica.

 

Mulheres na Tecnologia

Minicurso: Tecnologia e o empoderamento feminino

Momento dirigido às mulheres que desejam começar a experimentar as ferramentas em nuvem do Google Apps para agregar produtividade, conectividade e facilidade de comunicação.

 

19 horas – 22 horas

Despertando para Tecnologia 40+

Minicurso: Automação – Dispositivos eletrônicos e robóticos

Nessa imersão serão apresentados conceitos introdutórios sobre automação com o uso de eletrônica e robótica. 

 

Todas as atividades são gratuitas, mas têm vagas limitadas. Não é necessário conhecimento prévio sobre os temas.

Mais informações no site: http://sc.senai.br/iniciativa/despertar40

Comentários (0)
 
Deixe seu comentário
Os comentários não representam a opinião do Portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Comentários com ofensas pessoais, publicitários, de cunho político e palavras de baixo calão serão excluídos.
* Identificação:
* Comentário:
 
 
Crime - 25/02/2017 16:41
Duas jovens são assaltadas na avenida Salgado Filho
Os bandidos cometeram o crime armados com um revólver e uma faca
Seminário - 25/02/2017 16:18
Semad é sucesso de público em Fraiburgo
Mais de 500 pessoas marcaram presença na palestra de abertura
Calendário - 25/02/2017 15:53
Divulgado cronograma do processo seletivo de Bombeiro Mirim
Os candidatos devem ficar atentos às datas. O resultado final sairá no 3 de março
Polícia Civil - 25/02/2017 14:27
Investigação identifica nova testemunha do caso Natiele
O delegado Ronnie Esteves afirma que o depoimento é de grande valia para inquérito
Polícia Militar - 25/02/2017 09:06
Operação de Carnaval tem início em Caçador
Diversos bares e similares foram fiscalizados; a ação durou cinco horas
Crime - 24/02/2017 22:48
Amarok roubada em Caçador é recuperada após troca de tiros
O motorista que estava sendo perseguido abandonou o veículo e fugiu em um matagal
Saída de pista - 24/02/2017 22:33
Caminhão tomba e curioso aciona os bombeiros 4 horas depois
A emergência foi acionada desnecessariamente cerca de quatro horas depois
Câmara - 24/02/2017 20:23
PM apresenta proposta para diminuir número de pertubações do sossego
Major defendeu a ideia da PM atuar com poder de Polícia Administrativa