Bici Bike
Cicloturismo ganha novos adeptos em Caçador
Dois desafios de bike movimentaram novembro. E vem aí o 2º Pedal Serra Azul
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Caçador Online  |  02/12/2016 10:12

A busca por atividades de lazer é cada vez mais frequente na vida corrida das pessoas. Para equilibrar a rotina de trabalho e família, o ser humano precisa de momentos de relaxamento. Uma das alternativas é a prática de esportes, seja lá qual for a modalidade. Uma delas em especial vem ganhando cada dia mais adeptos: o cicloturismo.

foto1
clique na foto para ampliar

O cicloturismo é uma espécie de viagem de bicicleta. Pode ser um passeio por uma estrada de interior ou então uma viagem mais longa de uma cidade a outra. Em Caçador é difícil o fim de semana que pelo menos um grupo de ciclistas não se reúna para pegar a estrada. O passeio é chamado por eles de “pedal”.

foto2
clique na foto para ampliar

O fotógrafo Mauro de Paris é um dos fundadores do grupo Bici Bike que existe desde 2008. No início eram apenas 10 amigos. Hoje a turma conta com mais de 100 membros ativos que compartilham do mesmo hobby: pedalar e se aventurar curtindo a natureza e novos lugares. “É uma satisfação ver o crescimento desse esporte e as amizades. Nosso objetivo é que a bicicleta se consolide cada vez mais no dia-a-dia das pessoas”, explica Mauro.

foto3
clique na foto para ampliar

No último dia 19 de novembro Mauro e outros ciclistas pedalaram 107 quilômetros no 4º Desafio Caçador - Treze Tílias de montain bike. O percurso foi quase todo pelo interior, passando por comunidades rurais de Caçador, Macieira, Arroio Trinta, Salto Veloso até a chegada em Treze Tílias. 

O pedal foi organizado pelos integrantes do Vanderlei Setti, Jackson Bernardy e Edson Becker . Porém, metade dos 20 ciclistas estava realizando um pedal desse nível pela primeira vez. “Quando alguém começa a pedalar com o grupo normalmente faz passeios menores. Mas não demora muito e já estão encarando desafios mais difíceis”, analisa Mauro.

foto4
clique na foto para ampliar

Para percorrer os 107 quilômetros, os caçadorenses pedalaram por 12 horas e enfrentaram adversidades pelo caminho. Uma delas foi a temperatura: saída com 5 graus pela manhã em Caçador e 34 graus a tarde em Arroio Trinta. Outro desafio foi atravessar um rio onde uma ponte caiu e não dava passagem.

Para facilitar um pouco a vida dos aventureiros, dois carros de apoio acompanharam o grupo levando água e alimentos, além de pneus e peças reservas. Na chegada em Treze Tílias a recompensa foi uma confraternização com os familiares que lá esperavam.

A ideia dos organizadores é repetir o desafio no ano que vem.


7º MTB Marathon Rio Timbó

No dia 25 de novembro o Bici Bike partiu para outro pedal, dessa vez com 30 ciclistas, sendo 12 mulheres. Sete dos aventureiros estavam pela primeira vez no 7º MTB Marathon Rio Timbó, um desafio de 80 quilômetros em dois dias.

foto5
clique na foto para ampliar

A viagem começou na sexta-feira com percurso até a fazenda São Pedro, da madeireira Laminados AB. No sábado o grupo partiu cedo para Calmon, Matos Costa, Porto União e Santa Cruz do Timbó.

Nesta jornada, os caçadorenses pedalaram em trechos com muita lama e tiveram que atravessar três rios. Porém a maior adversidade foi uma trilha em mata fechada (carreiro de vaca) de 13 quilômetros. Só nesse trecho o grupo demorou três horas.  

 

2º Pedal Serra Azul

O maior pedal do grupo Bici Bike, em número de participantes, vai acontecer no próximo dia 11 de dezembro. É o 2º Pedal Serra Azul, com duas opções de percurso: 25 e 50 km.

O evento deve reunir mais de 150 ciclistas dos três estados do Sul (SC, RS e PR). As inscrições estão abertas no site www.sprinta.com.br.

foto6
clique na foto para ampliar

“O Pedal Serra Azul é um evento que estamos organizando com muita dedicação e que vai dar uma visibilidade ao cicloturismo e a Caçador. Teremos pessoas de várias regiões pedalando conosco nesse dia. E ainda dá tempo de fazer a inscrição todos estão convidados, teremos monitores de quadriciclo e moto por todo o percurso”, comemora Mauro de Paris.

A saída será às 8h no Parque Central José Rossi Adami e a chegada está prevista para às 12h no mesmo local. O pedal tem apoio da Liga Independente de Cicloturismo de SC e Fundação Municipal de Esportes.

Comentários (1)
 

02/12/2016 14:04 - André Luis Lusa
Pra quem quiser conferir o 4º Desafio Treze Tílias de MTB https://www.youtube.com/watch?v=294-ed1kajM

Deixe seu comentário
Os comentários não representam a opinião do Portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Comentários com ofensas pessoais, publicitários, de cunho político e palavras de baixo calão serão excluídos.
* Identificação:
* Comentário:
 
 
Brasileiro Feminino - 23/02/2017 23:39
Kindermann intensifica treinos físicos
Técnico Jorge Barcelos tem duas semanas para definir time da estreia
Câmara - 23/02/2017 19:08
Mirins retomam atividades após o recesso escolar
Jovens se reuniram na tarde desta quinta-feira (23) para finalizar a obra
Prefeitura - 23/02/2017 18:48
Loteamentos de Caçador serão regularizados pelo programa Lar Legal
Com o terreno regular, as famílias receberão as escrituras e poderão fazer obras
Visita - 23/02/2017 17:33
Equipe da Uniarp visita o prefeito de Lebon Régis
Na oportunidade, agradeceram para elogiar o transporte gratuito aos estudantes
Transparência - 23/02/2017 17:28
Câmara promove audiência pública nesta sexta-feira
Reunião tem como objetivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais
Evento - 23/02/2017 16:57
Rotary Caçador Sul Contestado faz jantar para ajudar a Rede Feminina
O evento contou com a presença de 360 pessoas e uma equipe de voluntários e amigos
Entrevista - 23/02/2017 15:54
Família tem certeza que Natiele foi morta pelo primo, que está preso
Nerli ainda tinha esperanças de encontrar a filha viva. Agora clama por justiça
No Centro - 23/02/2017 14:58
Motociclista fica ferido após colisão com carro
Acidente ocorreu na rua Conselheiro Mafra, no cruzamento com a rua Porto União