Portal de notícias Caçador Online


Walmir Rigo

25/03/2017 22:51

A questão é que a obtenção do SIM vai depender do cumprimento de uma série de aspectos legais a começar pelas instalações físicas adequadas (edificações e equipamentos), procedimentos de manipulação de alimentos, embalagem, etiquetagem etc. Já fiz inúmeros projetos nessa área que foram aprovados na Vigilância Sanitária e demais órgãos, pois produtores procuraram há algum tempo sabendo que logo, logo teriam que cumprir essas exigências legais. Os órgão públicos exigem somente o que está nos normativos e nada mais. Os produtores terão alguns gastos para fazerem as adequações, mas os benefícios posteriores serão significativos, pois o produto certificado ampliará as possibilidades de mercado e poderá agregar valor. Ao invés de venderem somente na Feira, poderão vender em Supermercados e Mercados que exigem esta certificação. É possível eles se adequarem e continuarem vendendo seus produtos e nós obviamente continuaremos consumindo. Sou filho de agricultor e a vida toda comi queijo, salame, geleia, carne etc. vindo do interior. Realmente são produtos de qualidade e procedência, basta cumprir esses requisitos legais que o produto será ainda mais valorizado.

soraya

25/03/2017 21:58

se a feira se chama FEIRA LIVRE, nela compra quem quer, não precisa ter selo de qualidade senão se chamaria supermercado.

consumidor da feira

25/03/2017 21:57

Seus Osvaldo... Vai no mercado.. compra Friboi..Seara...Sadia..La a vigilância deve estar... Ha... pede o registro da ulima inspeção.. por favor..

Paulo César

25/03/2017 21:26

Ah que idiotice, sinceramente os produtores coloniais da feira são mais caprichosos e cuidadosos do que essas grandes multinacionais, eu prefiro mil vezes consumir produtos deles do que em mercados, tudo desculpa pra nos fazer consumir esse lixo industrializado!!!

bairro

25/03/2017 21:20

a culpa e do governo do estado que nao tem o controle dos funcionarios que sao agronomos tecnicos e veterinarios da cidasc e etc ganham por mes com veiculos do estado sem fazer nada para os agricultor

Primo irmao do Manimal

25/03/2017 20:22

Neri e Moacir!!! Os colonos vão pensar na proxima eleição em vcs, acredito eu que vocês dois vieram da roça também, e sabe muito bem o sofrimento dos coitadinho!!!! Lembrando - Cadê o plano de governo de vocês?? Estão cumprindo????

ALEXANDRE.

25/03/2017 16:35

tudo isso que a vigilância esta pedindo aos feirantes é só para se aparecem, pois se selo garantisse a qualidade dos produtos não tinhamos inumeros produtos iregulares nos estabelecimentos comerciaais nde Caçador, bom é só passar com tempo em muitos mercador considerados grandes e tambem em muitos restaurantes da cidade que vamos ver as situações dos açougues , ala das verduras e nos restaurantes o estado das cosinhas´isso a vigilancia não proibe?

Felipe

25/03/2017 16:25

Comer papelão pode... Né seus faladores!!!

Felipe

25/03/2017 16:23

Bah! Deixem os colonos quietos... Os produtos deles são melhores do Que os o industrializados, os recentes escandalos falam por sí, Quem quiser compra e quem não quiser não precisa comprar! Muito falador por ahi dando pitaco, metidos cheio de nojinhos os quais na maioria das vezes são os mais relaxados, Quem não concorda que fique no seu canto.

jbs

25/03/2017 16:05

Comer carne estragada pode. Beber leite com soda pode. O que é saldável?

homero haymussi

25/03/2017 15:44

eu acredito que numa situação dessas deva prevalecer o bom senso e a justiça. se existe um selo de inspeção municipal, então que a inspeção municipal passe a fiscalizar os produtos na origem e que não tenha custo para o produtor rural e estamos conversados. assim tanto o produtor como o consumidor terão a garantia de um produto de qualidade. em outras feiras livres que conheço no estado, florianópolis e criciuma são vendidos alem de produtos citados nos comentários anteriores a carne "in natura". outra coisa, fui criado em caçador e na casa de meus pais sempre comemos produtos de origem rural, da agricultura familiar, queijo, salame, carne etc. e nunca tivemos qualquer tipo de rejeição. pergunto se alguém pode me apontar uma pessoa, só uma que teve algum problema ao ingerir um queijo colonial.

Consumidor

25/03/2017 14:52

Quanta incoerência! Sempre comprei os bons produtos da feira! Se há alguma dúvida, por que o município não faz uma associação e legalizam a industrialização? O que não pode ocorrer é a população ficar sem os produtos e os feirantes prejudicados com as produções. Para a Vigilância é muito fácil cobrar e não apresentar soluções! Quanta incompetência! Aproveitando a oportunidade, porque não fiscalizam os frigoríficos e entre postos? Olhem o resfriamento e conservação das carnes vendidas nos mercados. Com exceção de alguns mercados, a maioria vende até carne estragada, quando não é de procedência duvidosa. Mas aí tudo bem, são "supermercados"

simples mortal

25/03/2017 14:49

vigilância sanitária, direitos humanos, sindicatos só funcionam contra os pobres, vivi até meus 22 anos num sítio, trabalhei desde q me conheço por gente, comi guabiroba dando bicuda em porco, aprendi a nada num banhado, tomava água direto das vertentes, salame, queijo bolacha era tudo feito em casa, carne nos mantínhamos na banha pois não tinha geladeira, numa fiquei doente por isso, depois q vim morar na cidade aí desandou pois estes "órgãos" começaram a controlar a fabricação de alimentos ou seja só existem para atrapalhar...

Armando

25/03/2017 11:51

E parece me que no projeto do SIM - da Agricultura esta sem Profissionais, que poderia nos auxiliar,méritos do SR. Ze Carlos - que teve uma visão para a Agricultura, e ......... fontes me informaram que o Homem mais Bem votado e Sua Equipe - querem Terminar até com a Secretaria da Agricultura, Bom ja faz mais de 06 meses que não temos Secretario, só faltava essa...........................................

ALEX

25/03/2017 11:25

Entendo a importância de monitorar a higiene dos alimentos; mas não será apenas uma visão da arrecadação? pois se selo garantisse higiene e segurança alimentar não teríamos registros de episódios como "A Carne é Fraca" em nosso país. NÃO BASTA TARIFAR PARA CERTIFICAR E ARRECADAR, OS ÓRGÃOS TEM QUE TRABALHAR PARA JUSTIFICAR A COBRANÇA DO REGISTRO.

Batedor de Tabua

25/03/2017 11:07

Faz anos que compro na feirinha do sábado e agora tbem nas quartas, e nunca, nunca comprei nada estragado, porque compramos dos produtores que moram a 5, 10 km da feira e compramos pra consumir na semana, frango é abatino no dia anterior e esta congelado ou resfriado (sem química pra conservar) os embutidos tbem, ovos catados dias antes sem hormônio, galados. Agora vir com um legislação sem adequação para o pequeno agricultor é COVARDIA, gostaria de perguntar aos servidores da vigilância se é que tem algum com coragem de responder, vcs nunca comeram geleia, queijo,salame, ovos caipiras que suas famílias produziram ou criaram em casa???? então tenham bom senso ou vergonha na cara. Aos feirantes, nos convoquem que iremos nos manifestar pessoalmente a onde vcs precisarem, abraços a todos

Oswaldo

24/03/2017 20:37

Tem que cobrar mesmo. Estamos lidando com alimentos e tem um monte de colono que não tem a menor noção de tecnologia de produção de alimentos, especialmente na parte de boas práticas de produção e possíveis contaminações tanto químicas quanto biológicas. TODOS deveriam ter um responsável técnico, independente do tamanho da produção.

Leitora

24/03/2017 19:36

Não são somente os feirantes os prejudicados, já que os consumidores sempre compraram os produtos porque sabem da qualidade e higiene! E para as pessoas que gostaram da atitude da vigilância, os seus negocios não devem estar indo muito bem, né? Se tem tempo de ficar criticando! Todos os consumidores da feira sabem muito bem da qualidade dos produtos!

Fabiana Lupet

24/03/2017 19:16

Eu já tinha receio de comprar imbutidos tipo mortadela salchica apresentados pates e afins agora passo longe desses itens. Prefiro um bom salame colonial ou queijo caseiro. Hoje com essas falcatruas de fiscais e políticos propineiros eu nao duvido de mais nada. #foratemwr Esse se nao sair logo vai detonar o país.

Rosi

24/03/2017 18:49

Parabéns pela a atitude.Já tava na hora de começar a por ordem na cidade porque tá uma vergonha tudo toque anda acontecendo e ai os agricultores se aproveitam nas costas dos outros .

Marcelo

24/03/2017 18:24

Sim, quem nunca!

observador

24/03/2017 18:23

Deixar de comprar salame de qualidade para compra de frigoríficos é o fim dos tempos a vigilância não tem quem lide podemos abandonar nem a festa do bugre deixaram fazer o pior q nos restaurantes fazem a vistoria quando abre depois numca mais aparecem fiscalizar

Maria do Yong

24/03/2017 18:18

Eu tenho mais medo de comprar salsicha com cif do que salame que os colonos verndem na feira. Esses com CIF eu nao sei se saiu um selo com suborno ou não na dúvida eu não vou comprar mais. Prefiro um salame colonial que sabendo quem faz é 1000 vezes mais seguro.

eu

24/03/2017 18:17

Parabéns seu João. Enquanto alguns buscam uma solução para um problema, principalmente na liberação dos produtos na feirinha, onde o próprio produtor também é consumidor, então, com certeza produtos feitos com higiene, o senhor brinca com uma coisa destas. Assim, vocês ajudam muito. Valeu engraçadinho

MPF atento

24/03/2017 18:09

O Termer e Sua Trump conseguiram afetar em poucos dias até os produtores pequenos que produzem para sua subsistência. Cif não é sinal se segurança com tanta falcatrua politica

Eletin

24/03/2017 18:09

É bem assim mesmo agora é comprar as coisas nos mercados pois esta tudo certificado kkkkk quantos quilo de carne que recolheram dos mercados que tava de uso impróprio carne temperada que dá até um arrepio de ver é pra caba .??????

Leitor

24/03/2017 17:56

Os produtores que vendem produtos com qualidade apenas pq noa tem selo são barrados, mas enquanto isso as famosas e grandes empresas fazem o povo comer até me... se duvidar. País com governantes medíocres..

Leitor

24/03/2017 17:51

Produtos de produtor nao pode...mas empresa como essa citada na Operacao Carne Fraca...um monte de quimicos e papel, celulose ai pode ser comercializado...quem diz o selo tem algum valor...

Lidia

24/03/2017 17:51

Até que enfim a Vigilância tomou uma atitude. Porque eu que tenho mercado preciso estar dentro da lei e os feirantes não? Nada contra, mas eles também precisam se regularizar. O que é para um precisa ser para todos!

Fazendeiro motosserra

24/03/2017 17:46

eu tenho uma vaca que morreu de causas naturais e o que eu faço? vamos analisar melhor

João sem braço

24/03/2017 17:43

Bom senso com a vigilância de Caçador? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk faz me rir, kkkkkkk

Agricultor

24/03/2017 17:43

Concordo com o João, mas daqui uns tempos não vai mais existir a feirinha se for pra ficar cobrando selo e bla bla bla. Eu também tenho meus bois para vender e não posso ficar me preocupando com vigilancia e essas coisas que não tem nada a ver com a vida.

João

24/03/2017 17:34

Obrigado aos vereadores Neri e Moacir, assim eu posso vender os bois que não consegui vender no mercado na ferinha, é só colocar um tempero e vender como carne temperada.