0,0 mm
23,9°C
 
Odebrecht Ambiental
Prefeitura deve definir situação da água a esgoto nos próximos dias
Saulo espera parecer de comissão técnica previsto para o fim do mês de abril
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Caçador Online  |  19/04/2017 22:41

O prefeito Saulo Sperotto (PSDB) afirmou nesta quarta-feira, 19, que está levando a sério a decisão judicial para dar continuidade ao processo licitatório de saneamento básico em Caçador. A definição levará em conta o parecer técnico de uma comissão especial, previsto para o fim de abril, e deve apontar qual empresa prestará o serviço público de água e esgoto no município pelos próximos anos.

foto1
clique na foto para ampliar

A polêmica se arrasta desde 2016 quando a licitação foi aberta pelo então prefeito Beto Comazzetto (PMDB). A empresa Odebrecht Ambiental foi classificada em primeiro lugar por apresentar a menor tarifa, mas o gestor passado acabou mudando de ideia e renovou contrato com a Casan por mais 30 anos após perder a eleição. A Prefeitura, na época, recebeu em troca o pagamento de R$ 6,15 milhões referente a débitos atrasados da Casan.

Já a Odebrecht Ambiental, que foi comprada pela canadense Brookfield, contestou o contrato e entrou com uma liminar na Justiça. Ainda em 2016, o Poder Judiciário determinou que o acordo com a Casan fosse cancelado, e que a Prefeitura desse prosseguimento ao processo licitatório.

Em entrevista, o atual prefeito diz que cumprirá essa decisão judicial rigorosamente. “Decisão judicial não se discute, se cumpre. Não podemos levar esse assunto para o lado político. Afinal, já está na hora de resolvermos a situação”, disse Saulo.

Quando Saulo assumiu a Prefeitura pegou o processo licitatório já em fase de conclusão. Atualmente, aguarda um parecer técnico da comissão especial sobre alguns recursos impetrados pelas empresas participantes. Também está sendo avaliada a parte documental.

“O que a comissão decidir, eu irei acatar. Eu não sou um técnico para discutir isso. Eles são. Esperamos que até o final deste mês a comissão apresente a sua decisão. O que decidirem será homologado”, enfatiza Saulo.

Após o trâmite dos recursos, que deverá decidir se a Odebrecht Ambiental é a vencedora da licitação, o resultado será publicado em Diário Oficial. Isso deverá ocorrer até maio. Concluído o processo licitatório, cabe ao prefeito assinar, ou não, o contrato com a nova empresa.

Tempo é problema

Para o prefeito Saulo Sperotto, o plano municipal de saneamento e o contrato de programa foram muito bem feitos pela equipe técnica da gestão anterior da Prefeitura. Mas, considera que o tempo para cumprir alguns investimentos é muito longo.

“Acho muito demorado. Vamos pleitear juridicamente para encurtar esse tempo, para que o plano seja antecipado”, disse, citando como exemplo os 10 anos para que 80% da área urbana do município esteja com o saneamento básico feito.

Casan quer investir

A Casan quer continuar prestando o serviço em Caçador. Deixou isso claro ao anunciar, na semana passada, que lançou edital para implantação de todo o sistema de esgoto de Caçador, já anunciando em R$ 40 milhões. Todavia, como adverte o prefeito Saulo Sperotto, esses recursos não virão porque não há mais contrato com a concessionária.

Saulo revela que foi convocado para uma nova reunião com o presidente da Casan, mas voltou a dizer que sua decisão será baseada no parecer técnico da comissão, que foi nomeada por ele e é formada por servidores municipais da Prefeitura.

Comentários (3)
 

20/04/2017 12:12 - Cidadão
Extenção da "LAVA JATO?" ou Descentralização da "LAVA JATO".

20/04/2017 10:52 - Carçudo
Será que essa Odebrecht também vai esperar sair asfalto novo nas ruas pra sair abrindo valeta?

20/04/2017 01:04 - Agua
Parabens Saulo, a populaçao, principalmente dos bairros esta cansada da falta de agua que era constante, diminuiu, mas ainda ocorre, sem falar nos burracos que a Casan abre diuturnamente em nossas ruas, fora Casan. Queremos uma empresa que invista em nossa Cidade, chega de Casan que arrecada e investe em Videira, FORA CASAN.

Deixe seu comentário
Os comentários não representam a opinião do Portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Comentários com ofensas pessoais, publicitários, de cunho político e palavras de baixo calão serão excluídos.
* Identificação:
* Comentário:
 
 
Inverno - 24/07/2017 15:32
H3N2 pode se tornar tipo mais comum de gripe
A forma mais eficaz para a prevenção de todos os tipos da doença é a vacina
Uniarp - 24/07/2017 15:29
Centro Acadêmico de Agronomia organiza curso de Experimentação Agrícola
O curso foi ministrado pelo professor e pesquisador da Epagri, Anderson Wamser
Temporário - 24/07/2017 15:16
Gered/Caçador promove escolha de vagas para professores ACTs
A escolha vale para escolas regulares e Ceja para o 2º semestre da rede estadual
Lojistas - 24/07/2017 15:01
FCDL promove campanha especial para o Dia dos Avós
Gravando um vídeo com o jingle da campanha, você homenageia seus avôs
Aproveite! - 24/07/2017 11:36
Últimos dias da promoção “Inverno Quente” da Marini Colchões
Tenha um inverno quente e boas noites de sono com um colchão de qualidade
BR 116 - 24/07/2017 11:11
Pé humano é encontrado em Santa Cecília
O membro estava em uma sacola de um hospital e estava próximo a um rio
Santa Cecília - 24/07/2017 10:35
Idosa é espancada e o filho morto por bandidos
O filho foi encontrado degolado no galpão de uma fazenda e com marcas de tiros
Caçador - 24/07/2017 10:12
Homem é suspeito de agredir e ameaçar esposa com pistola
O rapaz foi preso em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado ao presídio