Apae

Prevenção das deficiências é abordada em encontro com Vereadores Mirins

Tema foi abordado pelas profissionais da APAE, Joelise Consoni e Márcia Alves

Os Vereadores Mirins de Caçador receberam nova etapa de capacitação na manhã desta sexta-feira (11). Eles acompanharam palestra promovida pelas profissionais da APAE, Joelise Consoni (psicóloga) e Márcia Alves de Oliveira (professora), sobre a prevenção das deficiências.

Durante o encontro foram destacados dentre outros assuntos, os tipos e as causas de deficiências, as incidências e estimativas a nível nacional, os níveis de prevenção e os sinais de alerta para detectar possíveis casos antes e durante a gestação.

Joelise explica que atualmente 70% dos casos podem ser evitados se houver a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e medidas importantes buscando, especialmente, o atendimento médico.

Apesar deste número animador, dados do IBGE apresentados durante a palestra apontam que de 2000 a 2010 o número de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil aumentou de 14,5% para 23,9%. “Não sabemos exatamente o porquê deste número ter aumentado tanto, mas o objetivo do trabalho de conscientização é que consigamos reduzir estes índices. Sabemos que este número é a nível nacional, mas estamos fazendo a nossa parte aqui em Caçador para que no próximo censo do IBGE venham dados mais agradáveis”, explica.

A professora Márcia Alves de Oliveira atua na APAE há 25 anos e integra Programa de Estimulação Precoce, que atende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Segundo ela, o objetivo desse procedimento é promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças o quanto mais cedo possível, para que possam ser mais independentes e, ao chegarem à fase adulta, serem cidadãos com autonomia.

“ É um trabalho realizado por diversas mãos, com o acompanhamento de vários profissionais desde o planejamento até a execução, visando sempre a reabilitação do nosso aluno”, completou.

O encontro integrou ainda o Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), do acadêmico de Jornalismo da Uniarp, Jairo Ribeiro Pedroso.

 

Caçador sedia Workshop Conexão Jovem

O Município de Caçador sediará no dia 16 de setembro, das 8h às 12h, na Câmara Municipal, o Workshop Conexão Jovem, do Movimento A Indústria pela Educação. O evento ocorrerá simultaneamente em todas as vice-presidências regionais da FIESC.

Na manhã desta sexta-feira a Vereadora Mirim e embaixadora do Movimento Santa Catarina pela Educação,  Andressa Pino Garcia, fez a divulgação do evento e convidou os demais Vereadores para participar.

“Será a maior mobilização de jovens que Santa Catarina já viu. O principal objetivo do evento é promover o diálogo entre os jovens catarinense acerca do tema educação, com ênfase na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e melhoria no processo de ensino e aprendizagem, resultando na elaboração de um documento com as principais proposições apresentadas pelos jovens”, destacou.

Os jovens interessados podem fazer a inscrição através do endereço eletrônico: http://www.santacatarinapelaeducacao.com.br/iniciativas/conexao-jovem



Comentários (0)


Deixe seu comentário