Qualidade
Cursos de Agronomia e Serviço Social da UNIARP recebem conceito 4 no Enade
O conceito Enade monitora a qualidade dos cursos de graduação em todo o país
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Assessoria de Imprensa da Uniarp  |  12/09/2017 15:11

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) teve sete cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016. As graduações em Agronomia e Serviço Social foram as mais bem pontuadas e receberam conceito 4. O Enade avaliou em 2016 cursos nas áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. O conceito Enade monitora a qualidade dos cursos de graduação.

foto1
clique na foto para ampliar

Cinco cursos avaliados tiveram notas 4 e 5 no Índice de Desenvolvimento Discente (IDD), que avalia o conjunto dos acadêmicos do curso em comparação com o conjunto dos alunos que fizeram o ENADE. Isso permite avaliar a capacidade do curso em agregar conhecimento aos acadêmicos ingressantes em comparação com o desempenho dos formandos. O IDD mostra a capacidade da IES de transferir conhecimento ao seu acadêmico ao longo do curso. O IDD também vai de 1 a 5.

O Reitor da UNIARP, professor Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, aplaudiu os Cursos da Universidade pelos ótimos conceitos no ENADE. Ele explica que a avaliação educacional, em todo o mundo, exerce diversas funções essenciais no contexto educacional. “Considerar todas as funções da avaliação é, na realidade, um desafio que deve partir do próprio papel da educação no mundo contemporâneo. A missão da educação é formar profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação social, ou seja, um papel que transcende a instrumentalização científica dos jovens. Dessa forma, o processo de avaliação educacional como um todo deve proporcionar indicadores da qualidade formal e da política do ensino praticado nas instituições de ensino. Além disso, a avaliação deve, necessariamente, refletir a ética e o compromisso social envolvidos no ensino. Sob essa perspectiva, a avaliação se torna importante uma vez que carrega significados de fundo escolar, filosófico e social, que a universidade se empenha em preservar. Por fim, merecem aplausos a coordenadoria e o corpo docente e discente”, salienta.

O vice-Reitor da UNIARP, professor Mestre Paulo Campos reforça que este é o resultado de uma seria de ações internas que vem sendo desencadeadas com o propósito de melhoria na qualidade de ensino. “Os resultados vem demonstrando efetivamente que estamos no caminho certo, pois, este é um dos melhores resultados dos últimos 10 anos”, afirma.

Comentários (0)
 
Deixe seu comentário
Os comentários não representam a opinião do Portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Comentários com ofensas pessoais, publicitários, de cunho político e palavras de baixo calão serão excluídos.
* Identificação:
* Comentário:
 
 
Martello - 24/09/2017 07:03
Marajó colide em poste e quatro pessoas ficam feridas
Acidente ocorreu na Albino Phelippe Potrich por volta das 6h deste domingo, 24
Tecnologia - 23/09/2017 14:01
Alunos são contemplados pelo projeto “Um computador por aluno”
A intenção é promover, facilitar e melhorar o aprendizado das crianças
Educação - 23/09/2017 13:57
Alunos do município participarão do projeto “Escola no Cinema, Cinema na Escola”
O projeto tem intenção de promover reflexões, desenvolvendo o pensamento crítico
3ª edição - 23/09/2017 13:52
Comissão se reúne para definir programação da Semana do Contestado
Neste ano, as atividades acontecem entre os dias 23 e 29 de outubro
Trânsito - 23/09/2017 13:38
Rua Rui Barbosa voltará a ter mão dupla
A mudança já está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura
Aproveite! - 23/09/2017 13:22
Restam poucos ingressos para o show do Hallorino Jr.
Os ingressos já estão à venda na Omega Vídeo; há promoção para compras antecipadas
SC-350 - 23/09/2017 12:04
Carreta carregada de tábua tomba em Taquara Verde
O motorista de 53 anos afirma que a parte de trás se abriu e causou o acidente
. - 23/09/2017 09:43
.