Evento

Curitibanos vence etapa estadual do Senai Challenge 

Desafios, conhecimento e inovação marcaram a etapa no último sábado, em Blumenau

Desafios, conhecimento e inovação marcaram a etapa do SENAI Challenge que ocorreu no último sábado (02) em Blumenau. O evento, que reuniu estudantes dos cursos técnicos do SENAI/SC para vivenciar situações reais da indústria, teve duas provas: cadeiras de rodas motorizadas (com alunos de cursos técnicos em eletromecânica) e de internet das coisas, para alunos de informática.

Na primeira, os alunos apresentaram projetos de cadeiras de rodas motorizadas de baixo custo, que funcionam tanto pelo comando no controle-remoto como manualmente. Nesta categoria, a equipe vencedora foi do SENAI de Curitibanos, unidade da Vice-Presidência Regional Centro-Norte da FIESC, seguida por Tijucas e São Bento do Sul. “Estamos mais do que satisfeitos com o resultado. Estamos orgulhosos de nossos alunos e professores pelo comprometimento e compreensão da importância que um momento como esse possui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Somos parte integrante do grupo social que deseja fazer a diferença”, comenta Claudair Imídio de Assis, coordenador do SENAI em Curitibanos.

O desafio era nada simples. Cada unidade do SENAI deveria construir uma cadeira de rodas motorizada que suportasse 100kg. O equipamento deveria possuir até dois motores, uma bateria automotiva e um joystick para comandar a direção do movimento da cadeira. Ela deveria ser desenvolvida em tubulação de PVC, tendo o menor custo possível e otimizando recursos, além de cumprirem com as exigências do INMETRO. “O custo de um equipamento como esse ultrapassa R$ 15 mil. A cadeira que construímos teve um custo aproximado de R$ 3 mil. Ou seja, conseguimos desenvolver, a baixo custo, algo que pode auxiliar pessoas com deficiência, garantindo a elas a acessibilidade”, afirma o professor Alexandro Johann.

“O SENAI Regional Centro-Norte, representado pelas unidades de Curitibanos, Caçador, Canoinhas, Fraiburgo, Porto União e Videira, tem conquistado excelentes resultados frente a competições como essa. Mas o que nos deixa mais satisfeitos são as nossas conquistas junto às indústrias da nossa região. São vitórias diárias que elevam o nome da nossa instituição. Nossa equipe está realizada e grata pela confiança dedicada a todos nós”, conclui o diretor do SENAI Centro-Norte, Rogério Oliveira de Mattos.

 

Sinergia e dever cumprido

O SENAI em Curitibanos é uma das seis unidades de educação do SENAI Centro-Norte. No Challenge Cadeira de Rodas Motorizada a unidade irmã localizada em Porto União também participou. “Foi um momento ímpar para a nossa regional e cada membro da nossa equipe possui a sua participação nessa conquista. Para este desafio, mobilizamos pessoas e empresas que nos auxiliaram com ideias e materiais. Essa sinergia fortalece a nossa missão e nos possibilita, a cada dia mais, planejar ações que estejam alinhadas aos interesses da nossa comunidade e das nossas indústrias”, reforça o coordenador Assis.

Para avaliar a operacionalização do equipamento, um circuito com tempo foi elaborado, exigindo que as cadeiras atendessem certas funcionalidades, tais como: ergonomia, sistema de freio, apoio de pé e perna, possuir sistema híbrido (ser manual e motorizada), ser de fácil transporte, possuir sistema anti capotamento e controle de direção por joystick. “Tivemos excelente avaliação em todos os quesitos, porém o que mais nos engrandece foi a ponderação realizada pelos representantes de duas associações de deficientes físicos. Eles julgaram o quesito ergonomia e o nosso equipamento foi escolhido o melhor ajustado às necessidades dos usuários”, atribui professor Mauricio Deoracki.

Participaram do projeto os professores: Alexandro Johann, Mauricio Deoracki, Giovan Mecabô, Renato Soletti Mendes e Adilson Pakuszewsk. Durante a competição, estiveram presentes os alunos: Ademir Albino Junior, Anderson Junior Ferraz, Everton Coppini e Joannatan de Souza Costa.

 

Curso Técnico em Eletromecânica

O SENAI em Curitibanos está com matrículas abertas para o Curso Técnico em Eletromecânica, que permite ao concluinte apoiar a gestão da montagem e da manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados e atuar no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais, atendendo as normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.


Comentários (1)

Presbitero Lauro.................................Triste Realidade

06/12/2017 15:40

Caríssimos irmãos, quando escrevo que aqui em Curitibanos temos modernidade e progresso, muitos não entendem. A matéria serve como exemplo. Estamos abertos para receber todos os irmãos caçadorenses.

Deixe seu comentário