Cuidados

Faculdade Senac Caçador cita dicas para aproveitar a internet com segurança

Em um mundo cada vez mais digitalizado, muitas vezes a ameaça não está lá fora

Desde que você era pequeno a sua mãe dizia: “segurança nunca é demais”. Com essa preocupação na cabeça, certamente você aprendeu a tomar cuidado com algumas atitudes no seu dia a dia.

Em um mundo cada vez mais integrado e digitalizado, muitas vezes a ameaça não está necessariamente lá fora. Ela pode estar há apenas alguns centímetros de distância, no seu tablet, smartphone ou tela de computador.

Quem não conhece alguém que teve o seu e-mail ou conta das redes sociais “hackeada” alguma vez na vida? Histórias desse tipo se tornaram bastante comuns desde a popularização da internet. Muitas vezes essas invasões de privacidade ocorrem por descuido e, por isso, nós decidimos criar algumas dicas bacanas para deixá-lo mais seguro.

 

1. Clicar ou não clicar, eis a questão 

Se você recebeu um link por e-mail ou mensagem privada (no Facebook Messenger, Hangout, Whatsapp, etc.) de alguém que você não conhece, não clique. Lembra quando seus pais diziam para não confiar em desconhecidos? Na internet essa lição também é válida. Por isso, não importa se o link leva para uma notícia bombástica ou para uma simples piadinha inofensiva, sempre desconfie. Se o assunto realmente é do seu interesse, pesquise-o diretamente no Google – ele sabe de tudo. 

 

2. Conheça o poder da janela anônima 

Toda vez que você abre um site são armazenadas diversas informações de acesso no seu computador – inclusive o seu login de e-mail e redes sociais. Por isso, se você está fora de casa e precisa usar uma máquina pública, acesse o modo anônimo do seu navegador. Assim, você não precisa se preocupar se deixou Facebook ou Gmail abertos. No momento em que a janela é fechada todos os dados são deletados automaticamente. Não é incrível?

 

3. Escolha uma senha inteligente

Para criar uma senha forte, mas fácil de memorizar, existem algumas orientações interessantes: procure criar uma senha com – no mínimo – oito caracteres, misturando números, letras e símbolos. Misturar duas palavras também pode ser útil, por exemplo: ESTUDO + SENAC = ESTUNAC.

 

4. Atualize sempre!

Sim. Nós sabemos que atualizar softwares, navegadores e sistemas operacionais pode ser um pouco chato. Pior ainda quando as novas versões estão cheias de problemas como os temíveis bugs, certo? Contudo, precisamos insistir. Essa é a única forma de garantir que o seu computador receba os últimos pacotes de dados que as empresas oferecem – inclusive os serviços de segurança. Vírus e malwares de computador estão sempre em busca de brechas nos sistemas e, por isso, as empresas precisam emitir atualizações constantes para corrigir possíveis falhas e tornar a sua experiência de usuário a melhor e mais segura possível.

Está convencido? Assim como na vida real, a vida cibernética pode se tornar muito mais segura se você tomar algumas atitudes. A Faculdade Senac Caçador está com as últimas vagas para o curso de informática básica, onde ensina alguns métodos de segurança na internet e também outros programas que você com certeza vai utilizar no seu dia-a-dia.

Para mais informações ligue (49)3563-0000 ou (49) 98412-4995.



Comentários (0)


Deixe seu comentário