Especial

Empresa Fezer completa 70 anos com olhar voltado para o Mundo

O empreendimento de Caçador é um dos maiores do ramo de engenharia de máquinas

Do empreendimento de três famílias imigrantes nasceu a empresa Fezer, uma das maiores do ramo de engenharia de máquinas localizada em Caçador (SC). Completando 70 anos em agosto, a Fezer é considerada hoje uma potência internacional, focada na qualidade, inovação e sempre voltada para o futuro.

Tudo começou em 1948, quando os imigrantes Gerhard Fezer, Samuel Haudsch e Alfredo Telöken fundaram a empresa. Durante toda sua história, a Fezer passou por constantes evoluções e ampliações, e hoje ocupa uma posição de destaque entre os maiores fabricantes do mundo em seu segmento com produtos.


Diretores Gustavo Renê Mostiack e Artem Varnakov

Segundo o diretor da empresa, Gustavo Renê Mostiack, nessas sete décadas de história, a Fezer já exportou para mais de 50 países. “Atualmente participamos de mercados importantes, como Estados Unidos, Rússia, China, Canadá, Egito e diversos países da Europa. A exportação representa dois terços da nossa produção”, explica.

A empresa se tornou referência em máquinas para produção de lâminas de madeira, de compensado e outros produtos para a indústria madeireira.

Desde a última década, a Fezer vem passando por importantes mudanças, e em 2015, ela foi adquirida por um grupo russo, o qual introduziu no portfólio a produção de turbinas para geração de energia elétrica, através da tecnologia da Rússia que é mundialmente conhecida.

O russo Artem Varnakov, que ocupa o cargo de diretor geral da Fezer, comemora os resultados dessa ampliação da gama de produtos. “A fabricação de turbinas no Brasil é muito importante e tem sido destaque no mercado. No ano passado foram contratadas sete turbinas, e neste ano serão mais seis”, revela.

Tradição

Hoje, com uma equipe de 150 colaboradores, a empresa Fezer se mantém como uma das mais tradicionais de Caçador, fato que é demonstrado através dos seus 70 anos de história.

“Temos uma equipe de colaboradores bastante engajada, inclusive alguns iniciaram praticamente junto com a empresa e continuam trabalhando conosco até hoje. A tradição é um ponto forte”, disse o diretor Gustavo Mostiack.

A direção da Fezer agradece a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso da empresa. “Estamos levando o nome de Caçador para o mundo. Tudo isso graças ao Município e às pessoas que aqui residem. Grande parte da família Fezer é formada por pessoas de Caçador, que amam este lugar, e sem os quais, esse sucesso não seria possível”, agradece o diretor.

História

No ano de 1948, na cidade de Caçador - Santa Catarina os imigrantes Gerhard Fezer, Samuel Haudsch e Alfredo Telöken fundavam a Fezer Reinehr Cia Ltda que fabricava máquinas para pasta mecânica além de consertos e fabricação de máquinas para serrarias. Em poucos anos a empresa mudou sua razão social para Fezer Telöken & Cia Ltda e já no final dos anos 50 passava a fabricar máquinas para a indústria de lâminas e compensados de madeira.

O ano de 1958 foi um marco importante, com fabricação do primeiro torno desfolhador e em 1964 a primeira faqueadeira de lâminas.

A empresa até então regional, começava a se destacar e em 1974 firmou parceria para troca de tecnologia com uma das maiores empresas da Europa e inaugurou a nova fábrica no local onde está atualmente, junto com a transformação da razão social para Fezer S.A Indústrias Mecânicas.

Em 1976 acontecia a primeira exportação com máquinas enviadas para a Bolívia e em 1978 os produtos Fezer já cruzavam oceanos e eram entregues em outros continentes.

O mercado internacional já era realidade e a posição consolidada como o mais importante fornecedor de maquinas para fabricação de lâminas de madeira do mercado local fez com que em 1988 uma nova fábrica e um novo escritório fossem construídos.

Em 2011 a empresa lançou sua linha de picadores florestais móveis e em 2015 quando foi adquirida por um investidor estrangeiro passou também a produzir turbinas para produção de energia elétrica ampliando ainda mais a sua gama de produtos.

Durante toda sua história a empresa Fezer passou por constantes evoluções e ampliações e ocupa hoje uma posição de destaque entre os maiores fabricantes do mundo em seu segmento com produtos vendidos em todos os continentes e em mercados importantes como Rússia, EUA, Canadá, China, Nova Zelândia, Finlândia e vários países da Europa.

Há 70 anos a Fezer vem construindo sua história de sucesso, focando seus esforços na qualidade de seus produtos, satisfação de seus clientes e desenvolvimento de seus colaboradores, que são a principal força da empresa e razão das suas conquistas.



Comentários (2)

Caçadorense

31/08/2018 19:48

Parabéns à Empresa Fezer.

Leo

31/08/2018 19:26

Fiz parte dessa História, me orgulho disso!!!!

Deixe seu comentário