Uniarp

Acadêmica desenvolve horta suspensa em escola de Fraiburgo

O projeto teve orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos

A acadêmica Letícia Geniqueli Reichardt do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do artigo 170 da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) desenvolveu o projeto de extensão: Horta na Escola: Práticas Sustentáveis de Permacultura - do 9° ano do Centro Educacional Municipal São Sebastião do município de Fraiburgo. O projeto teve orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos.

O projeto iniciou com a aplicação de um questionário semiestruturado para analisar a percepção dos alunos quanto ao tema meio ambiente. Após aplicação do questionário foi possível interpretar a necessidade da educação ambiental dos alunos quando a diversos temas voltado para o meio ambiente.

Buscando reverter essa necessidade foi aplicado aulas e palestras voltadas ao tema que apresenta uma carência. Juntamente com essa atividade foi desenvolvido uma horta suspensa com a utilização de práticas de permacultura – que busca a utilização da natureza em favor do desenvolvimento sustentável dos alunos.

Letícia destaca que com o trabalho foi possível observar que a educação por meio de atividades como desenvolvimento da horta escolar é um meio de conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. “Isso favorece a interação dos alunos. O contato direto com o meio ambiente é uma prática necessária na atualidade, visto que muitos alunos mesmo morando em cidades pequenas não apresentam essa interação devido algumas atividades eletrônicas”, explica.

O trabalho é de caráter continuo e será aplicado em demais turmas da instituição, como também em outras escolas do município de Fraiburgo.



Comentários (0)


Deixe seu comentário