Caçador

Câmara aprova projeto do estacionamento rotativo

A propositura autoriza o Executivo a retomar este serviço por meio de decreto

Com o objetivo de implantar nova legislação acerca do estacionamento rotativo em Caçador, haja vista a necessidade de atualização da lei vigente para maior segurança jurídica em sua operacionalização e praticidade na normatização de seu funcionamento, a Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta terça-feira (18), em segundo turno  e com voto contrário do Vereador Marcos Creminácio (PDT), o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo que dispõe sobre o estacionamento rotativo pago no município e dá outras providências.

A propositura autoriza o Executivo a instituir dentro do perímetro urbano a cobrança deste serviço, podendo regulamentar a sua implantação através de decreto, contendo valores das tarifas, as vias que irão compor o estacionamento rotativo, o horário de funcionamento, tipos e utilidades de vagas, entre outros itens que compõem a sua operacionalização.

Além disso, o Projeto prevê que o sistema será iniciado após a implantação de toda a sinalização necessária, seguida de divulgação acerca da vigência da cobrança com antecedência mínimo de 15 dias.

A matéria autoriza ainda o Executivo a fazer processo licitatório para a prestação deste serviço com contrato válido por 10 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

 

A manifestação dos Vereadores

O assunto gerou debate entre os vereadores durante a análise do projeto. O Presidente Rubiano Schmitz lembrou que a matéria já havia aportada na Câmara há alguns meses, porém não constava a elaboração e atualização do estudo de viabilidade técnica e econômica de estacionamento rotativo no município. Com a finalização deste estudo foi necessária a atualização da legislação nos referidos moldes para que o município possa, através de decreto, dar continuidade ao processo dentro da legalidade.

O pensamento foi compactuado pela vereadora Cleony Figur (PSD), dizendo que por se tratar de espaços públicos é importante que um número maior de pessoas possa usufrui-los, sendo necessário para isso a rotatividade dos veículos. Ela lembrou ainda que pela nova lei não haverá mais o tempo de carência de 10 minutos sem a utilização do cartão. 

Adriano Pares (PSDB) também se manifestou favorável à retomada deste serviço, enfatizando a dificuldade se de encontrar estacionamentos vagos tanto na Avenida Barão do Rio Branco quanto nas vias adjacentes, especialmente nos dias de semana e aos sábados pela manhã.

Itacir Fiorese (PDT) mostrou-se preocupado com relação as instituições de ensino nas ruas centrais da cidade onde será cobrado o estacionamento. Deu como exemplo a escola Paulo Schieffler, onde os professores que permanecem quatro ou oito horas diárias teriam gasto excessivo com a cobrança do cartão a cada hora.   

O Vereador Neri Vezaro (MDB), que no mês passado fez cobrança em plenário para que o Executivo tomasse providência quanto ao estacionamento rotativo, lamentou que o serviço poderá ser efetuado por empresa que não é de Caçador. “Antes tínhamos a ACADEF, uma associação caçadorense que prestava este serviço. Penso que o município poderia firmar convênio com outras entidades ou empresas locais para tocar o estacionamento rotativo, será lamentável vir gente de fora explorar coisa nossa”, completou.

O Vereador Marcos Creminácio (PDT) manteve o voto contrário de segunda-feira defendendo que a proposta seja antes debatida com a contribuinte e, após este debate, sejam efetuados os ajustes necessários para que o estacionamento rotativo não se torne uma ‘indústria da multa”. Disse ainda que alguns pontos do projeto não estão claros, como o horário de execução e a funcionalidade em vias onde há escolas e a universidade, por exemplo.  



Comentários (18)

Pro "E cobrem caro"

19/09/2018 16:35

Sim, vamos fazer de conta que você realmente vai votar no bolso... Aham. Acredito.

eu

19/09/2018 14:39

se for pra fazer, faz em todas as ruas de caçador inclusive nos bairros, a arrecadação vai ser boa..

CONTRIBUINTE

19/09/2018 13:28

Até que enfim...já passou da hora...mas faltou agilidade da atual administração!

Capivara do amor

19/09/2018 13:07

Isso não vai dar certo! Já tivemos uma má experiência...

Caçadorense

19/09/2018 09:43

O primeiro ponto negativo é não ter a tolerância. Qualquer estacionamento pago tem tolerância. Em segundo lugar, muitas ruas adjacentes às principais costumam ter poucos carros estacionados e, anteriormente, o início da implantação do sistema estava sendo realizado em praticamente todas as ruas do centro. Qual é a necessidade disso, se não coletar dinheiro do povo?

senhora idosa

19/09/2018 09:07

O assunto pode ser polêmico mas é necessário. A questão é como executá-lo e quem vai executá-lo. Penso que a Prefeitura, nestas épocas de desemprego, deveria dar emprego às pessoas desempregadas da cidade, através da criação de uma cooperativa. É claro, dá trabalho. Mas estaria beneficiando as pessoas daqui da cidade e não algum grupo especulativo, como por exemplo a coleta de lixo, que também poderia ser feita no mesmo estilo.

contribuinte

19/09/2018 08:58

acho pertinente a preocupação com o estacionamento em vias de estabelecimentos de ensino, porém pode ser estudado um cartão especial para os professores e funcionários desses estabelecimentos para que não paguem tarifas a mais

QUE

19/09/2018 08:50

QUE ELES VÃO APROVAR PARA REDUZIR A FALTA DE CULTURA EM CAÇADOR? QUE ELES VÃO FAZER PRA REDUZIR A FALTA DE EDUCAÇÃO , A FALTA DE LAZER, A FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRANSITO , A FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALGUNS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE SO PENSAM EM RETIRAR DINHEIRO DOS COFRES COM SEUS ALTOS SALÁRIOS POR QUE NÃO APROVAM A REDUÇÃO DE UM 1/3 DE SEUS SALÁRIOS

Carmen

19/09/2018 08:34

Nos últimos meses, sem cobrança de estacionamento , o trânsito funcionou legal. Esta cobrança é só mais uma forma de roubar nosso dinheiro

Silva

19/09/2018 08:29

Hoje por exemplo se vc for apartir das 10:00hs vc já não acha vagas para estacionar pq pessoas q trabalha na queles locais ficam o dia todos com seus carros estacionados lá . Então eu acho muito bom ,pelo menos vai sobrar lugar para estacionar q comece logo o rotativo

Delta

19/09/2018 07:48

Na boa, parece que o estacionamento está funcionando melhor agora - sem controle - do que antes, com controle. Um vereador falou sobre a dificuldade pra encontrar estacionamento em dias de semana e sábado de manhã, mas isso está mais ligado ao VOLUME de veículos do que o TEMPO que um veículo fica estacionado. Todo mundo quer estacionar na porta do estabelecimento onde quer ir, daí vira aquela massa enorme procurando a vaga ideal. Daí não acha, e ao invés de estacionar um pouco mais longe, faz a volta e retorna para a massa. E isso não resolve com a cobrança. Na prática, a cobrança serve apenas para arrecadação.

E cobrem caro!

19/09/2018 07:35

Quem não tem dinheiro, que ande a pé. BOLSONARO PRESIDENTE

Usuário

19/09/2018 07:05

Estacionamento rotativo? De rotativo aquilo não tem nada.... Os funcionários das lojas encostam cedo nas vagas e não tiram mais e isso é desde o tempo da Academia nunca vai funcionar......

Capivara do amor

19/09/2018 07:01

Isso não vai dar certo! Conhecemos os integrantes.

ELEITORES

19/09/2018 06:59

ISSO, É UM EXEMPLO DOS ELEITORES DA CIDADE. VOTARAM, ELEGERAM, AGORA AGUENTEM!

Mais Tinta!!!!!!!!!

19/09/2018 06:52

Está na hora do MP fazer devolver aos cofres o valor da tinta que gastaram antes para pintar e depois para apagar, agora tudo de novo,

CIDADAO

19/09/2018 05:30

esperamos que os valores cobrados sejam compatíveis com a realidade da região, e as ruas as quais façam a cobrança também sejam revistas, pois, as da ultima eram um total absurdo.

Marco Nunes

19/09/2018 00:04

Ao menos uma vereador coerente , esperem o desdobramento se duvidar vão cobrar até dentro das nossas garagens.

Deixe seu comentário