Operação

Receita Federal apreende mercadorias ilegais em Caçador

A ação, desencadeada na terça, visa combater os crimes de contrabando e descaminho

A Receita Federal realizou nesta semana uma operação de combate aos crimes de contrabando e descaminho no município de Caçador. Várias mercadorias em situação ilegal foram apreendidas em lojas pelos servidores do órgão, que tiveram apoio da Polícia Militar.

A fiscalização ocorreu na terça-feira, 9, com foco no comércio varejista. Foram apreendidos produtos de informática e de som, acessórios, vestuário e principalmente eletrônicos e cigarros importados de forma ilegal no país. A quantidade de material apreendido não foi divulgada.

O auditor fiscal Mauro Batista Neto, delegado-adjunto da Receita Federal de Joaçaba, ressalta que o objetivo é aumentar a presença fiscal em Caçador e outras cidades, de forma que os lojistas comercializem apenas produtos que sejam de origem legal. Ele ainda adverte: a fiscalização irá continuar.

“A ideia é fazer mais frequente este tipo de fiscalização. O objetivo primordial é combater o ingresso irregular de mercadorias no país, por isso, a operação não terminou. Ela será contínua”, explica um dos coordenadores da operação.

Dos vários estabelecimentos fiscalizados no município, a grande maioria possuía mercadorias ilegais. A fiscalização é realizada após cruzamento e análise de dados, além de diligências locais feitas pela equipe de inteligência da Receita Federal.

Entenda a diferença

Contrabando e descaminho são crimes de ordem tributária, porém diferentes. O primeiro é quando ocorre a importação de produtos proibidos no país, como por exemplo algumas marcas de cigarros. Já o descaminho é a entrada de mercadoria permitida, porém sem o devido pagamento de tributos.



Comentários (35)

Carlos Nascimento

12/10/2018 18:46

Penso que seria correto o imposto de 20% para quem ganha até 10 mínimos, daí pra cima acho 5% estaria ótimo. Acho muito correto distribuir melhor a renda, dos outros.

Sonegação

12/10/2018 15:52

Sonegação, corrupção, todo mundo aqui enchendo a boca pra criticar mas me digam, a Sky gato tá no satélite da Sky ou da Claro? Tem cidadão aí que paga de moralizador e tal mas até outro dia era comerciante de Sky gato com aparelhagem trazida por contrabando.

Leitor

12/10/2018 15:10

Por que a receita federal não vai fiscalizar as contas dos grandes empresários que sonegam imposto agora os pequenos empresários que trabalham pra sobreviver eles fazem essa varedura Brasil país palhacada

Eu

12/10/2018 14:59

Parabéns a polícia federal,e os noia da rua que andam roubando quem prende

Para Jonas bov

12/10/2018 09:02

Mas é alienado, vai estuda amigão, Sr Haddad vai fazer virar Venezuela. Depois vai ficar reclamando a pq não votei no Bolsonaro. Id ota

Leitora adv

12/10/2018 00:37

Precisamos nos atentar a certas coisas antes de apartar os números na urna, esse escolhido pela maioria nao é flor que se cheire, 27 de mandato e nunca fez nada pelo Brasil, 27 anos é muito tempo. Agora aparece com propostas mirabolantes sem nexo e sem noção. Não existe mágica para colocar uma alíquota única de 20%. Cigarro tem 80% bedida tem 75% E muitas outras entre 35% 40% quero saber da onde ele vai tirar receita para cobrir esse déficit enorme. Vai taxar farinha feijão e a cesta básica em quanto? Alguem vai arcar com isso e nao vai ser os empresários que estão bancando a campanha dele, isso podem ter certeza. O Bolso vai ficar mais vasio do que esta hoje.

JONAS BOV

12/10/2018 00:21

TEM GENTE GRANDE QUE AINDA ACREDITA EM PAPAI NOEL E COELHINHO DA PÁSCOA. O PAIS FOI QUEBRADO EM 3 ANOS NÃO SE VE UMA ÚNICA OBRA PÚBLICA FUNCIONANDO A 3 ANOS. O DÉFICIT É ALTISSIMO. SÓ NÃO ARREGOU PARA O FMI POR QUE AQUELE QUE ESTA PRESO PARA NAO PARTICIPAR DA ELEIÇÃO DEIXOU UMA RESERVA DE MAIS DE 330 MILHÕES DE U$, NAO FOSSE ISSO AQUI JA ESTAVA VIRADO EM UMA ARGENTINA QUEBRADA COMO A DO MACRI. NAO SOU PETISTA MAS A VERDADE É ESSA GOSTE OU NÃO.

Ira

11/10/2018 20:20

Como o povo cacadorense e mal informado e aproveita uma reportagem para falar mal da política que não tem nada a ver com fiscalização acorda povo não falem merda e oque vcs não sabem

Vinicius

11/10/2018 20:18

Se há contrabando e porque nosso sistema não esta funcionando. O Brasil precisa deixar seus produtos legalmente importados e fabricados aqui menos taxados, assim o produto ilegal não vai ter mercado.

joal

11/10/2018 20:04

Voces tão reclamando do que? O comércio de meradorias vindas do Paraguai é ilegal e injusto com quem trabalha dentro da lei. Isto é tão corrupto como a sonegacão de impostos dos grandes, que não são fiscalizados porque este governo que aí esta é conivente com isso, e alguns ainda acham que o PT vai resolver o problema do trabalhador? Vão sonhando com isso, faz 14 anos que estão no poder sempre protegendo os mais poderosos porque estes tem grana para deixar os seus dirigentes ricos e nós trabalhadores pagamos a conta. Acordem

josé

11/10/2018 17:59

assim da pra andar de carro importado viagens praia,fica facil

João Neto

11/10/2018 17:35

Vendo comentários de pessoas que querem somente "trabalhar". Eu trabalho e sou descontado em quase 30% do meu salário em impostos. Vou comprar algo em uma loja e está embutido um monte de impostos. Aí vai um espertão lá no Paraguai, compra tudo sem nota, abre loja aqui e ainda reclama de ser fiscalizado. Sonega imposto, depois quer ter direito a saude, educação....

Zé do Bar

11/10/2018 17:30

Descaminho e contrabando são crimes. Muito utilizado para lavar dinheiro oriundo de crimes maiores, como tráfico de drogas e armas. Sem falar na sonegação. Parabéns Receita!

eu

11/10/2018 17:29

Quem disse que vai colocar em nós 20 por cento de imposto foi o Bolsonaro ,aquele louco,pensem bem antes de votar

Chico

11/10/2018 17:26

Parabéns Receita Federal! Pra quem não sabe, a Lava Jato é conduzida pelo órgão. E se outros esquemas de corrupção passam batidos pela Receita, não justifica-se a não fiscalização de lojas irregulares. Tem que fiscalizar tudo. Desde o grandão sonegador e corrupto até o bar da esquina que vende cigarro do Paraguai.

Culpa do eleitor

11/10/2018 16:53

Próxima eleição para nenhum cargo #reelegernao.

para oJONAS BOV

11/10/2018 16:33

Leia voce bem a proposta, ele é contra a volta do CPMF e tera uma UNICA aliquota de 20% UNICA.... ou seja nao teremos mais a fulia de st e afins é so os 20% e deu. leia antes de falar merda. Bolsonaro 2018

Bem vindos

11/10/2018 15:51

Bem vindo ao roubo legalizado... República das bananas #B17

É isso

11/10/2018 15:31

Comentários com ofensas não são publicados

MULTA BILIONÁRIA

11/10/2018 15:08

A TV GLOBO foi multada em 2 bilhões por sonegação no exterior, mas, só pagou 1 bilhão. Vamos cobrar o restante??

JULIO DA LOJINHA

11/10/2018 14:50

Vergonha. Nós trabalhamos só para pagar imposto. Agora esse que esta bem sujeito a ganhar quer por alíquota unica de 20%, o que ja tava ruim tende a piorar. Leiao seu plano de governo antes de sair votando só com a vesícula estourada e com ulcera nervosa fervendo. Tem dois projetos avaliem o que é melhor para a economia e o povo em geral e não só uma classe social.

JONAS BOV

11/10/2018 14:42

E TEM GENTE QUE VAI VOTAR NO BOZ. ACHANDO QUE VAI BAIXAR IMPOSTO. PELO CONTRÁRIO NO SEU PLANO DE GOVERNO ESTA ESCRITO QUE TERA IMPOSTO DE 20%. MAIS VOLTA DA CPMF. ENTRE OUTROS. O PAÍS ESTA ESTAGNADO A 3 ANOS E SO TEM UM JEITO E INVESTIR NO POVO E NAS EMPRESAS BAIXAR JUROS E DIMINUIR IMPOSTO DE RENDA. ESSE HADDAD TEM PLANOS BONS PENA QUE É DO PT MAS PELO MENOS TERIAMOS UMA SAÍDA. O BOZ NAO TEM PLANO NENHUM E VAO SEGUIR A CARTILHA DO TEMER QUE NEM PRECISA FALAR NO CAUS QUE SE ENCONTRA. O HADADD IRA COBRAR IMPOSTO DE RENDA SO ACIMA DE 5 SALÁRIOS. VAI SOBRAR MAIS $$ NO BOLSO DO POVO PARA GASTAR.

contrario

11/10/2018 14:24

é lamentável nossa carga tributaria, que obriga alguns trabalhadores ao descaminho. Mas prefiro eles praticando esse descaminho, que roubando, matando, estuprando, vendendo drogas....descaminhos bem piores e que estes sim deveriam estar sendo bastante perseguidos.

Joãoo

11/10/2018 13:49

só fiscalizam botecos....

Comerciante

11/10/2018 13:33

Engraçado é falar que tem gente vendendo cd, dvd, brinquedos ilegais. Mas eu garanto pra todos vcs que quem compra não é os riquinho da cidade. Tem muitas crianças que tem vontade de ter seu brinquedo igualzinho oque passa na TV ou YouTube como se escuta a propaganda na rádio. O problema é que em nossa cidade muitas pessoas nem por sonho consegue comprar o presente original para seu filho devido ao alto valor. Ai vem os bambambam da cidade e iludem os coitados a comprar e pagar somente o ano que vem. Ah pelo amor de Deus gente. Vamos acordar. A Havan não entrou na cidade pq os bichão da cidade não deixaram. Acorda Caçador. Receita Federal é a fábrica do roubo. Se a gente comprar tudo com nota não conseguimos pagar nossos impostos que são altíssimos. Temos família pra susentar. Quem nunca comprou alguma coisa do Paraguai ou sem nota. Duvido E aposto com qualquer um. Não estamos roubando nem matando. Apenas queremos trabalhar. Saco cheio desta cidade já. Onde se paga pra trabalhar.

Fabiano

11/10/2018 12:38

A Receita federal está de parabéns tem que fiscalizar mesmo

Cidadao

11/10/2018 11:52

Vao atraz do que os puliticos tao desviando que garanto que é muito mais;ao invez de estarem quebrando quem esta vendendo mercadoria que foi comprada sem os impostos abusivos do nosso pais??

Conselho

11/10/2018 11:07

Muitas pessoas pousando de santos, mas sonegam na compra, venda e "importações" sem notas. Burlam as leis de trânsito, sonegam na declaração, licenciamentos obscuros, empréstimos a longuíssimos prazos e são os primeiros à custearem as campanhas políticas de candidatos truculentos. Então não pousem de santos!!!!!!!

Quem defende criminoso...

11/10/2018 10:54

Gente, isso é crime, é desleal com os demais comerciantes que pagam impostos. todo mundo paga impostos, é injusto só alguns não pagarem. Caiam na real. Quem defende essas pessoas que vendem produtos sem nota, que vendem contrabando, faz apologia ao crime! Quem defende bandido...

ze do galo

11/10/2018 10:47

Deixa os comerciantes trabalhar. O custo Brasil é muito elevado para um comerciante sobreviver na legalidade, voceis concordam comigo.

morador

11/10/2018 10:31

Resumindo vc trabalha para conseguir as coisas para ganhar seu dinheiro honesto e vem o governo e te rouba #vergonha

Munícipe

11/10/2018 10:29

Resumindo eles querem que comercialisem somente produtos superfaturados com tributos absurdos desse governo ladrao e corrupto porque quanto mais impostos arecadados mais aumenta a robalhera e quem paga esses impostos absurdos estao sempre esperando em lo gas filas do SUS e andando por ai com essas ruas todas esburacadas isso quando nao é só pueira ou burracos.mas tambem nao sou a favor do contrabando isso tem que começar pelo governo baixando os impostos pra todo mundo sair ganhando

Leitor

11/10/2018 10:24

O cara que trabalha dia e noite vem a Receita Federal e quebra com o cara, agora os grandes empresários que sonegarão milhões de impostos, a Receita fecha o olho, independente de quem vir a governar o país, o pobre, trabalhador vai sempre se ferrar, enquanto o rico tira proveito. Queria saber se os fiscais da Receita nunca compraram nada do Paraguai, devem ser os exemplos de cidadãos disserto.

o

11/10/2018 10:07

Tem loja aí vendendo cd.dvd pirata...brinquedos importado do parsguai

indignado

11/10/2018 10:06

Vergonha este pais pessoal quer trabalhar e o governo quer mais dinheiro ou seja acham pouco oque arrecada pra roubarem mais deixa o povo trabalhar sera mais barato pro povo ..... vergonha enquanto os ricos cada vez mais ricos fraudando a receita ...criem vergonha a hora de uma guerra civil esta cada vez mais próxima uma hora dessas o povo se levanta

Deixe seu comentário