Meio ambiente

Vereadores sugerem instalação de bueiros inteligentes

Objetivo é inibir que resíduos sólidos acessem galerias e posteriormente o rio

Uma ideia que já vem dando certo em outros municípios foi sugerida ao Executivo pelos Vereadores caçadorenses Rubiano Schmitz, Marcio JF e Ricardo Barbosa durante a sessão ordinária desta terça-feira (6). Trata-se de “bueiros inteligentes”, que consistem na instalação de cestos em bueiros das vias, inibindo que os resíduos sólidos tenham acesso às galerias, protegendo assim o meio ambiente e diminuindo os riscos de cheias.

Segundo os vereadores, esses cestos fariam a função de “filtros”, deixando passar apenas a água que posteriormente chega ao rio, podendo ser retirados para limpeza e remanejamento dos resíduos sempre que necessário. Essa medida evitaria que o lixo chegasse aos rios, diminuindo consideravelmente os riscos ambientais.

“É uma medida simples, de pouco custo ao Executivo, mas que pode trazer um retorno muito positivo ao Município. Constantemente apresentamos indicações referentes às bocas de lobo e essa medida evitaria grandes transtornos”, destaca Rubiano.

Segundo o Vereador Ricardo Barbosa, Caçador possui aproximadamente cinco mil bocas de lobo atualmente, e hoje há grande dificuldade em mantê-las limpas devido ao número reduzido de servidores e a dificuldade de atender a demanda por se tratar de trabalho manual.

“Vemos como uma ideia interessante, especialmente porque observamos a quantidade de lixo desencadeado nos rios em épocas de enchentes e que poderiam ter outro destino”, ressalta, destacando ainda que os cestos podem ser confeccionados pela própria secretaria de Infraestrutura, que tem o material e profissionais capacitado para criá-los.



Comentários (16)

desnecessário

07/11/2018 23:20

quanto comentário sem noção, ótima ideia acredito que se colocarem isso em pratica sera um bem maior ao meio ambiente e quanto a manutenção, na minha opinião ate mesmo a população pode colaborar, se a prefeitura não vir desentupir de imediato os moradores próximos podem fazer isso pois ficaram fácil e pratico se todos se ajudarem as coisas andam, só reclamar e achar defeito não faz a diferença fica a dica, eu apoio e com certeza colaboraria na limpeza do que a próximo a minha casa.

Eugênio Garcia

07/11/2018 20:47

Estou acompanhando as notícias da troca de presidente, confesso que estou meio arisco com esse governo, promentou mudanças, que nao iria apoiar corruptos e nem se aliar junto deles, mas não é nada disso que está ocorrendo nesses primeiros dias, já está alinhavando com o PP, partido mais corrupto desde FHC, com o MDB , já está firmado o acordo, já assisti esse filme antes, vai ser mais do mesmo só que pelo jeito será com doses de medidas ruins e mais fortes. Sem contar as controvérsias entre discurso e ação. Tomara que não venha perder o meu voto.

Morador da rua moema

07/11/2018 20:36

E a nossa rua moema uma vergonha venham dar uma olhada

Bonezio Cardozo

07/11/2018 20:32

Em cada década aparece uma idéia razoável. Essa me parece Boa, já que não se tem educação com o lixo, melhor mesmo é evitar que vá para os rios. Ganham uma fortuna pelo que fazem, os poucos que fazem, 80% só ganha e não faz, e ainda pagamos acessores para ajudar não fazer nada.

P Municipe

07/11/2018 20:24

Caro munícipe eu sou crítico em muitas coisas, digo quase tudo na câmera e no executivo, são muito fracos, mas essa idéia é valida, e quando é válida temos que apoiar. Não podemos entrar na onda do President Fakenews que tudo o que os governos anteriores fizeram não prestou, pelo contrário teve muito mais acertos do que erros, então sejamos justos quando a idéia ou o projeto for bom para o povo temos que apoiar mesmo sendo crítico ou oposição.

Compadre masculino

07/11/2018 19:51

Quero ver instalar isso nos bairros ...

Munícipe

07/11/2018 19:22

Não tem como colocar um filtro inteligente na câmara de vereadores a fim de impedir as indicações absurdas??????

mauro

07/11/2018 18:14

bueiros inteligentes populacao burra relachada iresponsavel vamos ver tamo no aguardo mais a ideia e otima valeu

Cidadão , pensativo nas consequências da manutenção..

07/11/2018 17:40

Quero ver se voces vão colocar uma equipe pra retirar esses cestos toda semana . se sem cestos já é dificil cuidar de tantas bocas de lobo , tanto porque qualquer chuvinha que der já enche de lixo e com certeza ja entope tudo , vai precisar uma equipe grande pra cuidar e esvaziar tantas bocas de lobo ...

boa iniciativa

07/11/2018 14:39

Só tem lixo nas bocas de lobo porque alguém joga lixo na rua !!! esses boeiros são paliativos para tentar consertar o que a falta de edução faz no dia a dia.

Josi

07/11/2018 14:35

Porque não sugerem que a população tenha mais capricho e não jogue lixo na rua? seria barato e mais eficaz.

Delta

07/11/2018 14:25

Legal. Nao sabia que isso existia. Aliás, nem precisaria existir se o povo fosse educado.

COLABORAÇÃO !

07/11/2018 13:36

SE A POPULAÇÃO COLABORAR NÃO JOGANDO LIXO . VAI DIMINUIR MAIS AINDA O ENTUPIMENTO DOS BUEIROS.

manutenção

07/11/2018 13:31

se hoje sem cestos que vão reter os reíiduos sólidos não é possível fazer a manutenção periódica, imagina com os cestos é somente uma operação técnica, o papel aceita tudo

marcio

07/11/2018 13:11

kkkkkk .... o presidiario nesta tambem

Morador

07/11/2018 11:50

Isso sim é coisa que tem que ser discutida e implantada no município.Parabéns.

Deixe seu comentário