Artesanal

Produtores de queijo estão se regularizando em Caçador

A iniciativa tem a expectativa de retirar os produtores da informalidade

A Prefeitura de Caçador está auxiliando produtores de queijo a se regularizarem. Com acompanhamento, orientações e palestras o trabalho é desenvolvido desde o início de 2018, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Caçador.

Atualmente, nove famílias, fabricantes de queijo procuraram pela regularização. O processo passa por diversas etapas, desde o cumprimento das boas práticas de fabricação, análise da sanidade do rebanho e saúde dos trabalhadores até a análise da água e do produto.  

A iniciativa conta com a parceria da EPAGRI e tem a expectativa de retirar os produtores da informalidade e garantir, ao consumidor final, que o queijo é de qualidade e está dentro dos padrões sanitários exigidos.

De acordo com a diretora de Extensão Rural, Tatiane Barzotto Dove, as orientações e visitas estão sendo realizadas.  

“Estamos buscando saber como está a manutenção e se os aprendizados estão sendo colocados em prática. Um dos produtores já está no processo de certificação da sanidade do rebanho. O veterinário, credenciado pela CIDASC, contratado pelo produtor, vai até a propriedade e faz os testes de sanidade nos animais. Assim o processo segue”, destaca Tatiane.



Comentários (0)


Deixe seu comentário