Câmara

Moção de Repúdio contra pronunciamento de vereador de Videira é aprovada

Rafael Balestrin disse, em vídeo, que Caçador tem uma classe inferior a Videira

Uma moção de repúdio assinada por todos os Vereadores caçadorenses, reprovando o pronunciamento do vereador de Videira, Rafael Balestrin (MDB), durante uso da tribuna naquele Município na semana passada, foi aprovada pela Câmara Municipal de Caçador durante sessão ordinária desta segunda-feira (18).

O documento foi apresentado após Balestrin dizer que “Videira sempre foi os ‘olhos azuis’ para os municípios vizinhos, diferente de Caçador que tem uma classe inferior a Videira”. 

Na moção será enviada ao presidente da Câmara Municipal de Videira, os vereadores caçadorenses afirmam que “esta Casa Legislativa não poderia silenciar face ao desdém investido contra nossos cidadãos. Assim, através desta manifestação, exterioriza sua indignação e repúdio à conduta daquele agente público, que com suas lastimosas palavras não teve outro intento, senão o de menosprezar e agredir graciosamente o povo caçadorense”.

Os parlamentares ainda destacaram as virtudes do povo caçadorense e a pujança da nossa cidade no cenário estadual. “Este povo, que todos sabemos é valoroso, honrado, trabalhador e ao longo das décadas, com dinamismo, esforço e dignidade, vem vencendo as dificuldades e vicissitudes, transformando esta terra, numa das maiores e mais expressivas cidades do Estado de Santa Catarina”, completaram.

Além do documento, houve ainda a manifestação em plenário dos vereadores Rubiano Schmitz, Moacir D’Agostini, Sirley Ceccatto, Cleony Figur, Itacir Fiorese, além do Presidente Alcedir Ferlin.

Ainda na semana passada, o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, já havia se manifestado publicamente contra a manifestação do vereador, e a Mesa Diretora da Câmara de Videira enviado ofício à Câmara de Caçadorafirmando não compactuar com a fala do edil, repudiando toda e qualquer forma de preconceito e discriminação.

 

SEGUE NA ÍNTEGRA O TEXTO DA MOÇÃO

MOÇÃO Nº 002/2019 - DE REPÚDIO AO PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR RAFAEL BALESTRIN NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIDEIRA/SC EM 12/02/2019.

 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Caçador, através da presente proposição, vêm manifestar seu repúdio e sua contrariedade concernente ao pronunciamento levado a efeito em data de 12 de fevereiro do corrente, pelo Vereador Rafael Balestrin na Tribuna da Casa Legislativa da vizinha cidade de Videira/SC, em cuja manifestação agrediu de forma acentuada e agressiva a todos os caçadorenses, a quem tachou de “classe inferior”, a ser dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Videira.

Após repercussão negativa tanto nesta Cidade, quanto naquela, notadamente através das redes sociais, o vereador ofensor, desta feita, para se justificar ao invés de desculpar-se pela aspereza, levianamente acrescentou outra inverdade, visando justificar as preambulares agressivas.

As afirmações de cunho leviano e ofensivo, foram alvo de preocupação do Poder Executivo de Videira, sendo que o Prefeito daquela cidade emitiu nota oficial lamentando em nome do povo videirense e pedindo escusas à população de Caçador.

Ante isto, não poderia esta Casa silenciar face ao desdém investido contra nossos cidadãos. Assim, através desta manifestação, exterioriza sua indignação e repúdio à conduta daquele agente público, que com suas lastimosas palavras não teve outro intento, senão o de menosprezar e agredir graciosamente o povo caçadorense.

Este povo, que todos sabemos é valoroso, honrado, trabalhador e ao longo das décadas, com dinamismo, esforço e dignidade, vem vencendo as dificuldades e vicissitudes, transformando esta terra, numa das maiores e mais expressivas cidades do Estado de Santa Catarina.

Diante do exposto, requerem, ouvido o Plenário na forma regimental, seja aprovada a presente Moção.

 

Caçador, em 18 de fevereiro de 2019.



Comentários (29)

para o quarta serie forte.

19/02/2019 13:59

Amigo, não precisa de dicionário na Mão, basta praticar a leitura diaria. kkkkk

REALIDADE

19/02/2019 11:23

TEMOS UM IDH COMO DE PAÍSES AFRICANOS E ESTÁ LONGE DE SERMOS IGUAIS ÀS GRANDES NAÇÕES. E VIDEIRA NÃO É DIFERENTE!

leitora

19/02/2019 11:19

faço minhas, as palavras do J.B DO CENTRO. NÓS OS TRABALHADORES SOMOS EXPLORADOS PELOS CORONEÍS, QUE ADMINISTRAM NOSSA CIDADE.

ao J.B DO CENTRO

19/02/2019 11:13

Palmas para seu comentário!

Clinério Robusto de Alcaparras (Portuga)

19/02/2019 11:12

As vezes, a verdade dói muito, ora pois, pois.

O Problema maior será ............................

19/02/2019 11:09

Olha, francamente, enquanto o pessoal de Videira estiver falando esse tipo de coisa, tudo muito natural, afinal, não adianta querer esconder a realdade. O problema vai ficar sim, muito sério, quando começarmos a ouvir esse tipo de coisa do pessoal de Lebon Regis, Santa Cecília, Timbó Grande, etc. Kkkkkkkkkkkkkkkk. Juntos chegaremos lá.

Mulher

19/02/2019 09:17

Somos inferior né Rafael mas pego algumas mulheres aqui de caçador hahahahah

Videirense que gosta de Caçador

19/02/2019 08:57

Fiquei indignada com o acontecido com o Vereador Videirense .Somos vizinhos,somos parceiros.Videirenses trabalham em Caçador. E Cacadorenses em Videira.Devemos elogiar e respeitar se quisermos que nos respeitem. Abraços

Legal...

19/02/2019 08:37

Agora vamos ver se nossos políticos começam a trabalhar para destacar Caçador, afinal, somos o maior aqui da região e, temos baixa qualidade de vida, se comparado com outros. Em alguns municípios vizinhos, vemos os políticos trabalhando muito pela sua cidade. É preciso esquecer a rivalidade política, pelo bem dos munícipes. Agora, chamar Videira de "olhos azuis", é um pouco de exagero.

Cidadão de Videira

19/02/2019 08:34

Me sinto envergonhado pelo papelão que esse vereador fez, mas esse não é meu pensamento, na verdade tirando o IDH e o salário que aqui é melhor e isso é fato não é menosprezar a população Cacadorense, do resto Caçador tem exelentes empresas e muita coisa boa. Esse cidadão deve ter entrado na onda da campanha do bozzonaro e achar que com ele no poder agora pode falar tudo o que venha na cabeça e menosprezar o semelhante ou o vizinho. Essa cultura infelizmente vem desse governo fraco intolerante e que não gosta de povo. (Só de banqueiros).

obs

19/02/2019 08:13

Tbm acho que o Senhor vereador de videira tinha que ter a humildade de pedir desculpas... Mas apenas se justificou.. Não ademitiu seus erros... Parabéns aos vereadores se caçador.... Temos que saber o que falar que tudo isso sirva de lição

obs

19/02/2019 08:13

Tbm acho que o Senhor vereador de videira tinha que ter a humildade de pedir desculpas... Mas apenas se justificou.. Não ademitiu seus erros... Parabéns aos vereadores se caçador.... Temos que saber o que falar que tudo isso sirva de lição

justiceiro

19/02/2019 07:54

Muito bem, assim que se faz, paga se vereador para ficar rebatendo criiticas de vereador de outra cidade, parece briga de vizinha.... Se ficaram tão indignados assim com as falas do outro vereador por que não fazem algo que mostre ao nobre vizinho que ele estava equivocado, moção e papelada não resolve muita coisa .

Caçadorense

19/02/2019 06:56

Parabéns ao J.B do Centro falou o que é verdade em Caçador.

Thierry

19/02/2019 06:53

Ao J.B do centro parabéns falou tudo.

Tiu Bilo

19/02/2019 05:37

Parabens aos vereadores de Caçador Sou cria desta terra e peleamo ate morrer pra defender esse torrao misioneiro.

Professora.

19/02/2019 03:40

Mexe conosco. Falamos com nóis.....mas na hora necessaria, somos expressivos, tal como des rito nosso destaque meii ao Estado. Cacador sempre lutou. Nao é agora que iria baixar a guarda. Parabens aos vereadores e as caçadorenses que nao se calaram .

Montgomery Burns

19/02/2019 02:47

Mais trabalho e menos lero-lero. Deram espaço e palanque para um estúpido ignorante que até ontem ninguém sabia que existia. Deixa o cara lá na sua insignificância...

marcos

19/02/2019 01:08

Parabéns ao vereadores de Caçador sc, acompanhei isso, e acho que o vereador de Videira tem muito a aprender, não somos piores que videira, o que nos diferencia é que Videira tem a Perdigão, e uma boa Universidade, mais Caçador tem coisas valiosas, ex: Educação e ninguém se acha mais que ninguém, por que perante Deus somos todos iguais. Nós naõ somos menos que vocês por que vocês tem a Havan, pois temos coisas muito melhores.....

Paulo Felippe

18/02/2019 23:50

Uma semana de Discussão, agora esperamos por uma pedra em cima dessa declaração desastrosa, nós sabemos que lá no fundo uma boa parte acha isso, não fala e não escreve isso, mas o pensamento é esse mesmo. Fazendo uma análise friamente é sem sombra de dúvida que isso foi influenciado pela campanha eleitoral de quem está no poder hoje.

Abenoir c prado

18/02/2019 22:25

Agradeço a honrosa atitude de nossos vereadores em defesa de nosso povo e ainda reitero q seja ele punido por essa agressão contra nosso povo e nossa cidade para que futuramente nso se repita mais isso contra nossa cidade e nossa gente

Videirense que mora em Caçador

18/02/2019 22:14

Muito bom, parabéns vereadores de Caçador, muito bem escrito.

Juizao de Caçacity.

18/02/2019 21:59

Demos a resposta. Agora vamos dar um fim nesse assunto, senão vai ficar parecendo as "criancices" dos Bolsonaro, que está deixando o país e o mundo perplexo de tanta Bolsonada em tão curto espaço de tempo. Só para conhecimento sou da área de previdência e vai aviso ai quem tem manos de 50 anos vai correr atraz da sombra para se aposentar se for aprovado essa reforma proposta pelo bozxnaro.

Videirense

18/02/2019 21:51

É possível que a falta de um pai justifique esse tipo de conduta, ninguém sabe o que a criança passou na infância.

Parabéns

18/02/2019 21:48

Devemos dar os parabéns ao Prefeito que demonstrou sua inconformidade. E

Quarta série forte.

18/02/2019 21:48

Tem que ter um dicionário em mãos pra entender essa moção....

Vereador

18/02/2019 21:47

Já vimos falas semelhantes durante a segunda guerra, denota pessoa que se julga superior, sem contudo apresentar qualquer predicado. Boa oportunidade para se revelar. Veremos no futuro se os eleitores darão seu aval para que essa inteligência diminuta os represente.

J.B DO CENTRO

18/02/2019 21:46

Foi bom fazer isso, temos que nos dar o respeito, nós Cacadorenses sabemos das nossas condições, não precisamos levar pedrada e tapa na cara de nenhum município vizinho. Mas vou dar um puxão de orelha nos nossos políticos e empregadores de Caçador, nós podemos ser maiores sim, mas esse ser maior tem que contemplar a população em geral e não apenas meia dúzia de empresários. Nosso município passou a ser 2° colocado no Brasil em exportação de móveis, isso é fantásticos,nos enche de orgulho, mas orgulho não enche a barriga nem poe pão na mesa de quem trabalha duro e ajuda muito fazer isso acontecer, o povo da nossa cidade precisa de ganhos melhores para ter orgulho do faz, e poder viver um pouco melhor. Hoje somos o 2° maior exportador mas o poder de compra da maioria do povo está entre as mais baixas do Brasil e a mais baixa de Santa Catarina. Existe um desequilíbrio muito acentuado na nossa região isso é fato e temos que pensar em meios de diminuir esse desequilíbrio.

Infeliz

18/02/2019 21:42

Certamente a fala daquele vereador demonstra sua insignificância e pequena inteligência, além de conteudo xenofóbico e racista sutil. Pessoa desprezivel que recebeu a censura de seus pares e do Executivo prontamente. Apenas revela aos seus eleitores quão equivocado pode-se votar. Imperdoável.

Deixe seu comentário