Eventos

PMSC comemora aniversário de 184 anos em Caçador e região

Foram realizados Jogos de Integração e entrega de homenagens a policiais militares

A Polícia Militar de Santa Catarina completa 184 anos no próximo domingo, 5, e para comemorar a data a instituição está promovendo vários eventos. Em Caçador, foram realizados os Jogos de Integração, e em Herval d'Oeste foi homenageado o comandante do 15º Batalhão de Caçador, tenente-coronel Renato Leandro de Medeiros.

Os Jogos de Integração aconteceram no Sesc, na quarta-feira, 1º. O evento teve torneio de society, almoço e confraternização, e contou com outras três instituições: Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Voluntários e Guarda Municipal.

Já em Herval d'Oeste foi realizada nesta sexta-feira, 3, uma solenidade regional. Na ocasião, o tenente-coronel Medeiros recebeu o Brasão do Mérito Pessoal de 1ª Categoria. A honraria é dedicada aos policiais militares em decorrência de sua conduta profissional nos últimos cinco anos.

O aniversário da PMSC contará ainda com comemorações durante todo o mês. Ao todo, serão promovidos 103 policias militares em todo o estado, bem como serão realizadas homenagens, entregas de medalhas e brasões de mérito pessoal aos policias de cada unidade.

Saiba mais

A Força Policial, nome pelo qual era chamada a PMSC no ano de sua criação em 1835, foi fundada por Feliciano Nunes, então presidente da província de SC. Naquela época, Florianópolis era considerado um ponto militar estratégico para as nações que tinham interesse na América do Sul.

Nessa trajetória de mais de um século e meio, destaca-se a participação na Revolução Farroupilha, que exigiu a expansão do contingente militar, Guerra do Contestado (1912), Revolução Federalista (1923) e nas enchentes que o estado sofreu em 1984 e 2008.

A PMSC conta hoje com um efetivo de mais de 10 mil policiais divididos por todo o Estado. Atualmente, a instituição é uma das poucas presentes nos 295 municípios do estado.

Entre os programas destaques administrados pela PM atualmente estão o Proerd, Rede de Segurança Escolar, Rede de Vizinhos, Rede Catarina de Proteção à Mulher.

 



Comentários (0)


Deixe seu comentário