Eleição

Bispo de Caçador é o novo presidente da regional Sul 4 da CNBB

A eleição foi realizada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida/SP

O bispo de Caçador, Dom Severino Clasen, é o novo presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição foi realizada na tarde desta quarta-feira, 8, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida/SP.

Dom Severino era presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB desde maio de 2011. O bispo fala sobre a nova missão.

"Sentimos a integração e unidade entre nós. Há uma convivência muito favorável entre os bispos e há uma gratidão ao Dom João Salm, que fez um bom trabalho. Queremos dar continuidade aquilo que está sendo bom e trazer outras iniciativas, fazer com que as pastorais, os movimentos, a evangelização sigam seus passos em nosso Regional", destacou.

O episcopado catarinense também escolheu dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville (SC), como vice-presidente e dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba (SC), como secretário.

Saiba mais

O Regional Sul 4 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Santa Catarina. É composta por bispos de dez dioceses catarinenses – Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao regional.

De acordo com dados do IBGE em 2018, o estado de Santa Catarina possui 4.565.793 católicos. Para atender aos fiéis, a Igreja em Santa Catarina possui 386 paróquias e 5647 comunidades.

Biografia do Presidente

Dom frei Severino é filho de Joana Petry e Ereneu Clasen. Tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José. Ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC). Tornou-se franciscano ao ingressar na Província da Imaculada em janeiro de 1976.Fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.

Foi nomeado bispo para a Diocese de Araçuaí (MG), em 11 de maio de 2005.  Aos 50 anos, Frei Severino foi o primeiro bispo nomeado pelo Papa Bento XVI e foi o décimo-segundo frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a se tornar bispo. Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga (SC). A posse episcopal aconteceu no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí. Seu lema episcopal é “Acolher e cuidar”.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), transferindo-o da Diocese de Araçuaí. Dom Severino foi empossado no dia 4 de setembro de 2011.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, onde permaneceu até este ano de 2019.



Comentários (0)


Deixe seu comentário