Semana do MEI

Tenda do Sebrae atende microempreendedores no Parque Central

O objetivo é promover capacitação por meio de oficinas, palestras e orientações

Iniciou nessa segunda-feira, 20, e segue até sábado, 25, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), em Caçador. O objetivo é promover a capacitação do MEI por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas, realizar o registro de empreendedores que querem se tornar MEI, fazer a declaração anual e tirar dúvidas com relação à atividade. As atividades acontecem em uma tenda localizada no Parque Central.

No local, estão sendo prestados atendimento e palestras gratuitas, que vão das 9h às 17h sem fechar ao meio-dia. O atendimento será feito por profissionais do Sebrae, Ampe, CDL, ACIC, Bancos: da Família, Empreendedor e Bradesco. Prefeitura (Setor de Tributação), Vigilância Sanitária e com o núcleo de contabilidade da Uniarp (parceiros da Semana do MEI).

A coordenadora regional do Sebrae meio oeste, Sueli Bernardi, esteve acompanhando o primeiro dia das atividades em Caçador. Segundo ela, a cidade foi uma das quatro contempladas pela estrutura em Santa Catarina.

“O MEI tem uma importância muito significativa. No Estado, existem quase 280 mil microempreendedores, sendo 15 mil somente nesta região. Segundo pesquisas, a maioria dessas pessoas empreendem por necessidade, e muitas vezes sem fazer planejamento. Por isso estamos aqui, para dar esse apoio e esclarecer dúvidas. É tudo gratuito”, disse.

Sueli explica que o planejamento é fundamental nesse ramo. “A principal dúvida que detectamos no dia a dia referente aos microempreendedores é a administração financeira. O administrador de uma MEI é geralmente o mesmo que compra, que vende, que gerencia, então ele não tem tempo para planejar. A saúde financeira depende muito do planejamento, e é por isso que estamos aqui para orientar”, acrescenta.

Os interessados podem junto a estes órgãos tirarem dúvidas em relação ao: MEI, investimentos, empréstimos, serviços oferecidos pelas Associações, como por exemplo sobre o Banco de dados Serasa/SPC ou SPC/Boa Vista, cartões e benefícios, tributação. O benefício é estendido aos MEI’s e empresários de pequeno porte.

Programação

As palestras abordarão o MEI, a história de sucesso do Maemuki, como ter excelência na gestão de sua empresa, organizar o orçamento familiar, empreendedorismo em Caçador, as gerações dentro da mesma empresa, marketing digital, como se associar, finanças, empreendedorismo na terceira idade, como se desenvolver melhor sendo empreendedor, produtos e serviços do Bradesco, inovação em Caçador, transformação digital e ainda no sábado o Senac estará verificando a pressão arterial e usando o simulador de envelhecimento. Os interessados nas palestras podem se inscrever pelo: http://sebrae.sc/semanamei2019-cacador

Além da Tenda, será realizada no auditório da CDL e da Acic. Na CDL dia 21 às 20h, a palestra “1 empresa, 4 gerações! E agora!?, e no dia 23 as 19 horas no auditório da ACIC, a “Oficina Como Controlar o Fluxo de Caixa”. Em que o interessado pode se inscrever pelo endereço citado acima ou entrar em contato pelo telefone: 3563-1977.

 



Comentários (0)


Deixe seu comentário