Uniarp

Curso de Agronomia visita segmentos de hortaliças e frutas

A viagem foi realizada para as cidades de Itajaí, São José e Águas Mornas

O curso de Agronomia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) realizou viagem de estudos interdisciplinar, com o objetivo de conhecer outras realidades na área de produção, pesquisa e comercialização de hortaliças e frutas.

Mesmo a região de Caçador se destacando pela produção de hortaliças e frutas, especialmente tomate, cebola, alho, frutas de caroço, uva e maçã, esta viagem de estudos buscou-se promover a integração entre a teoria e a prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos e propiciar aos estudantes a oportunidade de aprimorar a sua formação profissional e pessoal.

Inclusive, o curso de Agronomia foca a formação dos profissionais para atender a demanda deste setor em inúmeras disciplinas.

A viagem de estudos foi realizada para as cidades de Itajaí, São José e Águas Mornas e os acadêmicos foram acompanhados pelas professoras Ma. Caroline de F. Esperança e Dra. Leyza P. de Oliveira.

O início da visita foi na Epagri, Estação Experimental de Itajaí, onde o pesquisador Dr. Gustavo Henrique Ferreo Klabunde recebeu os acadêmicos. “Foi possível acompanhar algumas atividades de rotina relacionadas à cultura da banana, bem como os trabalhos de melhoramento e seleção de clones de banana para posterior lançamento de cultivar, detecção de doenças, vírus e insetos patogênicos, manejos de bananais, pós-colheita e comercialização”, destacaram as professoras.

Em seguida, foi realizada uma visita a Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC), em São José, que é um dos maiores Ceasa do Brasil. A turma foi recepcionada pelo diretor Técnico da Ceasa/SC, Albanez Souza de Sá, e pelo eng. Agr. André Martins de Medeiros.

“Ao percorrer seus 9 pavilhões numa área de 112 mil², com aproximadamente 1.000 produtores cadastrados, foi observado in loco a recepção e distribuição de produtos hortifrúti diversos como frutas (pequenos frutos, frutas tropicais, frutos exóticos) e hortaliças (folhosas, legumes, tubérculos, etc.). Durante a visita foi apresentado aos acadêmicos os volumes e preços médio dos produtos distribuídos na Ceasa nos últimos anos e o comportamento de algumas culturas em relação à perecibilidade e sazonalidade”, explicaram as professoras que acompanharam os acadêmicos.

No segundo dia, os responsáveis técnicos eng. Agr. Maick Hemsing e eng. Agr. Miguel André Compagnoni acompanharam os acadêmicos na visita a produtores rurais nos municípios de Águas Mornas, os quais apresentam sistemas de cultivo altamente tecnificados de morango, pimentão, alface, cheiro verde e rúcula.

“Foi uma viagem bastante produtiva, com muito aprendizado de novas técnicas e culturas. Com isso, pudemos proporcionar aos nossos acadêmicos a possibilidade de ter contato com produções diversas das que encontramos aqui na nossa região. Aliamos a teoria à prática, que é um dos objetivos do curso de Agronomia”, finalizou o coordenador do curso, dr. Leandro Hahn.



Comentários (0)


Deixe seu comentário