Sebrae

Mais de 600 atendimentos foram realizados na Semana do MEI na região

Em SC, houve acréscimo de 55% no número de atendimentos relativos ao passado

O Sebrae realizou em todo o país, no período de 20 a 25 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), o objetivo foi promover a capacitação do MEI por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas, realizar o registro de empreendedores que querem se tornar MEI, fazer a declaração anual e tirar dúvidas com relação à atividade, tudo de forma gratuita. Na região do Sebrae, Meio-Oeste, ações foram desenvolvidas nos municípios de Caçador, Videira, Joaçaba, Ipira e Capinzal em parcerias com várias instituições, entre associações comerciais e industriais, CDL’s e bancos como: Sicredi, da Família, do Empreendedor, Crecerto, Sicoob e prefeituras.

Em Videira, Joaçaba e Ipira foram realizadas palestra e oficinas, já em Caçador e Capinzal uma tenda foi montada na praça central, além de oficinas e palestras que ocorreram a noite. Foram diversos os temas: Como agir de maneira empreendedora, Cenários Econômicos, como controlar Fluxo de Caixa “BF- Gestão Financeira, entre tantas outras.

Na regional foram realizados 620 atendimentos, sendo 384 atendimentos presenciais e 236 atendimentos via palestras e oficinas. Na região da Gerência Regional do Sebrae Meio-Oeste, que abrange 34 municípios, são 13.414 MEI’s, formalizados. Um destes empreendedores é Leomar Izidorio da Silva de Herval d’ Oeste. Proprietário de uma empresa de esquadrias “Leo Esquadrias”, no Bairro Estação Luzerna, no Loteamento Morada do Sol, ele fabrica portas, janelas, cercas, espeto em inox e ainda presta serviços como em soldagem em ferro e alumínio em estrutura metálica e coberturas.

Leo conta que não contratou nenhum funcionário, resolveu fazer diferente. “Eu terceirizo trabalho com outras empresas que também são MEI’s, assim geramos negócios, mais lucro, somos MEI’s contratando outros MEI’s”. Leo é “cliente antigo do Sebrae”, como ele mesmo diz. Em 2005 numa parceria Sebrae/RIC TV, ele ganhou o prêmio “Meu sonho, meu Negócio” e recebeu na época R$ 10 mil, neste momento ele comprovou realmente ser um gestor, aplicou todo o dinheiro em melhorias na sua empresa, as quais garante que não conseguiria sem este prêmio. “Eu incentivo a todos a ser MEI, a informalidade não é boa, sendo microempreendedor você tem CNPJ, o que facilita tudo”.

Para Sueli Bernardi, Gerente Regional do Sebrae Meio-Oeste, “ é muito gratificante quando executamos uma ação e conseguimos atingir os objetivos propostos. Agradecemos  mais uma vez, a  parceria de todas as instituições envolvidas em todas as ações, promovendo o empreendedorismo  e o fomento do desenvolvimento de nossa região.

Semana do MEI no Estado

Em 2019 a meta foi superada. No total, foram contabilizados 9.159 atendimentos, sendo 6.514 atendimentos únicos entre PJ e PF. Comparativamente ao ano de 2018, houve um crescimento de 55% nesse indicador.Com relação aos CNPJs únicos o número também superou os anos anteriores. Foram atendidos entre os dias 20 e 25 de maio um total de 3.436 MEIs únicos, ou seja 42% mais do que no ano de 2018.



Comentários (0)


Deixe seu comentário