Leitura

Prefeitura realiza 1ª edição do Ler é Legal e do Circuito de Cinema Infantil

A ideia é reunir crianças de Caçador para que um livro seja lido para os pequenos

Os alunos da escola Estadual Paulo Schieffler participaram do  Circuito Estadual de Cinema Infantil e do primeiro encontro do Programa de Incentivo a Leitura e Criação Literária de Caçador “Ler é Legal”, na tarde da terça-feira, 18, na Casa da Cultura. 

O Ler é legal  é inspirado no programa "Leia para uma criança", do ITAÚ Cultural. A ideia é reunir crianças da Educação Infantil de Caçador para que um livro seja lido para os pequenos. A ação incentiva  a leitura, tanto do leitor voluntário, como dos ouvintes. 

Mas, antes de irem para a biblioteca e gibiteca de Caçador, as crianças assistiram cinco curtas metragens, entre produções brasileiras e estrangeiras com atores e animações. Os filmes prenderam atenção das crianças que por vezes gargalhavam e interagiam com os filmes.

“Os vídeos tinham histórias que chamaram atenção das crianças que saíram da rotina e aprenderam a atenção, principalmente por quase todos eles terem crianças como seus personagens principais. É muito bom que desde já as crianças conheçam outras culturas, filmes de outros lugares”, destaca o diretor de Cultura, Giovani Schiavini.

No primeiro encontro o leitor foi o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Enemir Corozzola, que estava fantasiado para animar ainda mais as crianças.

“As crianças desenvolvem o gosto pela leitura quando veem um adulto que passa a emoção, a lição das histórias. E criar essa ligação com elas durante este processo é algo muito gratificante tanto para nós voluntários quanto para os pequenos”, finaliza o secretário.

O projeto terá continuidade a partir do mês de julho. Aqueles que tiverem interesse em se voluntariar para fazer a leitura ou obterem mais informações sobre o projeto podem ligar para  (49) 3666-2424 como Lu Paes.



Comentários (0)


Deixe seu comentário