Missão Solidária

Jovens revitalizam espaços públicos de forma voluntária em Caçador

Cerca de 140 alunos vão realizar atividades durante uma semana no bairro Martello

Entre os dias 14 e 20 de julho, a cidade de Caçador vai receber a visita de 140 jovens de sete cidades. Eles participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.

Durante a semana, os estudantes vão conhecer a comunidade Monge João Maria e seus moradores,  realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas. De acordo com o coordenador do Projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma.

Eles ficarão alojados em casas de famílias da região e no Centro Social Marista Caçador para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. Na opinião do assistente de pastoral do Colégio Marista Criciúma, Murilo Oliveira, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “Conhecer de perto outras realidades e poder contribuir de alguma forma para a melhoria da vida das pessoas é uma oportunidade e uma experiência que marca os jovens. Mais que conhecimento acadêmico, nos preocupamos em formar cidadãos conscientes e solidários”, avalia. 

Melhorias

Os estudantes que vêm das cidades catarinenses: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São José e de Cascavel e Itapejara D´Oeste, no Paraná, pretendem deixar uma marca na região. Faz parte das atividades revitalizar as salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza, fazer a pintura da quadra do Centro Social Marista Caçador e atividades no espaço da Pastoral da Criança na comunidade Monge João Maria.

Missão Solidária 2019

Em sua 14a edição, a MSM reúne alunos do Ensino Médio dos Colégios Maristas, Escolas Sociais do Grupo Marista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do TECPUC  que trocam  férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro: Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos, litoral de São Paulo, e Caçador, em Santa Catarina. Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás participarão da 14ª Missão Solidária Marista (MSM).

Informações Missão Solidária 2019 – de 14 a 20 de julho

Caçador

Total de jovens que participarão: 140 alunos

Origem dos jovens: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São José e de Cascavel e Itapejara D´Oeste

Local: Bairro do Martello

Melhores dias para imprensa: 19 e 20 de julho, sexta e sábado

Gesto concreto: revitalização das salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza. Pintura da quadra do Centro Social Marista Caçador e atividades no espaço Pastoral da Criança da comunidade Monge João



Comentários (2)

Cid

11/07/2019 08:06

Parabéns e bom aprender cuidar das origens da gente desde onde estuda aonde vivem.

V a nde

10/07/2019 22:56

Parabéns isso sim e a política social que precisamos e não Bolsonaro mentindo

Deixe seu comentário