207 anos

"É uma das melhores do Brasil", diz Locatelli sobre a Polícia Civil de SC

O aniversário do órgão é comemorado em todo o estado com diversas ações

Presente em todas as cidades catarinenses, a Polícia Civil de Santa Catarina completou 207 anos de existência nessa segunda-feira, 29 de julho. O aniversário do órgão, cuja missão é investigar crimes, é comemorado com programação especial em diversos municípios.

Para o delegado Fabiano Locatelli, responsável pela Delegacia Regional de Caçador, a Polícia Civil tem muito o que comemorar, pois é referência nacional em eficiência e estrutura.

“Ela é considerada uma das melhores polícias do Brasil, justamente pelos índices de resolução de crimes. Um dos índices utilizados para aferir essa eficiência é a solução de homicídios, e Santa Catarina é um dos poucos estados que alcança mais de 70% de elucidação desse tipo de crime”, salienta.

Um dos fatores responsáveis por esse destaque é o aperfeiçoamento constante dos policiais civis. Locatelli explica que todos os meses são encaminhados policiais para a Acadepol (Academia de Polícia Civil) a fim de buscarem novos conhecimentos e reforçarem o aprendizado para aplicar no dia a dia.

“O nosso objetivo principal é a investigação criminal. É uma atividade complexa, mas gratificante, pois trabalharmos para o bem das pessoas de bem. Nosso foco é resolver os crimes, colocar os responsáveis à disposição da Justiça para que sejam julgados e condenados, e com isso tornar a sociedade mais segura”, acrescenta.

Em Caçador, a Polícia Civil está presente há décadas, e atualmente conta com quatro unidades no município. Além de Caçador, a 10ª DRP atende os municípios de Lebon Régis, Calmon, Santa Cecília, Macieira, Rio das Antas e Timbó Grande.

Foco na inteligência policial

A criminalidade está diminuindo em Santa Catarina: os números são positivos desde janeiro de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 23,4% nos homicídios e uma queda de 38,4% nos roubos seguidos de morte (latrocínios). Ocorreu ainda uma diminuição de 17,5% nos roubos e de 6,3% nos furtos.

Segundo o delegado-regional Fabiano Locatelli, por trás desses números há um sólido trabalho de policiamento, investigação e integração das forças que atuam no estado.

“Em 2019, a Polícia Civil mudou um pouco o foco de atuação, tendo em vista que o crime tem se organizado cada vez mais e que facções criminosas estão se destacado em crimes graves no Brasil. Estamos profissionalizando o setor de Inteligência, que é um pouco diferente da investigação criminal. Na Inteligência, buscamos sair na frente dos criminosos, e isso tem reduzido significativamente os índices de criminalidade”, observa.

Ação social

Como forma de comemorar os 207 anos da Polícia Civil catarinense, e também com o objetivo de se aproximar da comunidade, a Delegacia de Caçador realiza nesta quarta-feira, 31, diversas ações sociais de forma gratuita. As atividades acontecem no pátio da Delegacia, das 9h às 17h.

O evento era para ter ocorrido nesta terça, mas em razão da chuva que caiu pela manhã foi transferido para quarta. No interior da delegacia, também acontece uma exposição com fotos e materiais antigos que retratam a história da Polícia Civil em Caçador.

Serão oferecidos serviços de estética, massagem, nutrição, aferição da pressão, análise capilar, cortes de cabelo feminino e masculino, robótica com lego, laboratório móvel de ciências, brinquedos de tabuleiro, orientação para a saúde bucal, brinquedos infláveis, cama elástica, agendamento de identidade, exposição de fotos e objetos antigos, pintura facial e distribuição de lanches e balões para as crianças.

Veja algumas fotos da exposição

 

Assista ao vídeo dos 207 anos:



Comentários (6)

Leitor 1

31/07/2019 11:46

Parabéns a Policia Civil , gosto desta instituição...

parabéns

30/07/2019 23:50

Parabéns Polícia Cívil!!! somos muito gratos as vocês por garantirem a segurança e tranquilidade da vida das pessoas de bem. Parabéns!!!

Onofre Soheter floripa

30/07/2019 23:23

A polícia Catarinense é efeciente em termos de Brasil, Caçador é um caso a parte lá a polícia é muito mais eficiente. Poderiam fornecerem umas dicas para polícia do estado do RJ poder encontrar o Queiroz.

adautolombardi00@gmail.com

30/07/2019 22:53

Parabéns PC . Sucesso sempre. Forte abraço amigos

Marcelo

30/07/2019 19:24

Vendo essa fotos, relembrei quando trabalhei na 10 DRP, nos anos 90, com a IZA, RONI, SERGIO, CLÓVIS, FIA, BENJAMIN, DR PIAZZON, e muitos outros, inclusive opala que fiz meu teste de habilitação, bons tempos, ótima equipe. Abraços a Todos..... Marcelo Carneiro Bleixuvehl - Despachante Matos Costa/SC

Leitor

30/07/2019 17:52

Parabens a equipe...muito esforco

Deixe seu comentário