Digital

Obrigatoriedade da CHN impressa deixará de existir em SC

O cidadão não será mais obrigado a buscar a CNH, tampouco o CRV do veículo

Santa Catarina deve ser o primeiro estado do Brasil a permitir que os cidadãos tenham a possibilidade de emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) apenas no formato digital. A medida vem sendo planejada pelo governador Carlos Moisés desde o início do ano e recebeu, nesta semana, o aval do Governo Federal, durante audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O projeto prevê que o cidadão só precisará fazer os exames para obter e renovar a CNH, mas não será obrigado a buscar a carteira de motorista, tampouco o  Certificado de Registro e Licenciamento (CRV) todo ano. Essa opção caberá ao motorista, que poderá escolher ter apenas a versão digital de ambos os documentos. 

“Hoje o cidadão precisa ir ao Detran para buscar o documento. Isso traz prejuízo tanto para o Estado quanto para o catarinense. O objetivo é facilitar. Com essa ação junto ao Governo Federal, não será mais necessário imprimir os documentos, eles estarão no celular”, explica Moisés. “Vamos reduzir custos para o Estado, que vai gastar menos com a impressão desses documentos, e para o cidadão, que não precisará mais se deslocar, às vezes até perdendo um dia de trabalho para isso”, acrescenta o governador.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, o Governo de Santa Catarina e o Governo Federal estão totalmente alinhados no sentido de proporcionar a desburocratização e a digitalização dos serviços, atendendo o interesse do cidadão. "Em muito pouco tempo teremos a CNH e o CRV totalmente digitais, sem a necessidade de ter o documento físico. É diminuição de custo, é facilidade para o cidadão que não vai mais precisar, por exemplo, ter uma segunda via de documento, porque vai ter acesso no celular", explica Freitas.

Atualmente, é possível pedir a carteira definitiva, para quem está com a permissão em mãos, de maneira online, bem como manter versões digitais da CNH e do CRLV no aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Denatran. No entanto, por exigência federal, as versões impressas ainda precisam ser emitidas.



Comentários (6)

Consultor Financeiro

09/08/2019 14:17

O Ministro Paulo Guedes esta a oito meses a frente da pasta da econômia, até agora só apresentou medidas que diminui os ganhos do povo e aumenta o dos especuladores, agora ele me saiu com essa nota: "Estamos estudando fazer mudanças n I.R," imposto de renda, esse é de longe o Imposto mais justo que se cobra no Brasil, porém agora ele em vez de simplificar que seria o óbvio, ele quer que as deduções deixem de existir, tá vai mudar o que isso na prática? Quem tem renda boa paga e depois abate, agora se não abate inúmeras pessoas vão ir para o sistema público e vai sobrecarregar mais sus. Seria muito mais fácil aumentar o valor para iniciar o pagamento do I.R, traz vantagens imediatas pois o dinhero fica na mão do povo e esse tendo dinheiro gasta e faz girar a econômica rapidamente, e automaticamente geraria mais tributos para o estado e o país.

09/08/2019 08:36

Simples, se você quer o documento impresso é só continuar indo la na ciretran buscar o documento todo ano. O documento digital é uma opção, não uma obrigatoriedade. Ademais, corrijam a matéria, pois ela está bem confusa. Ora diz que é o CRV que vai ter essa opção, ora diz que é o CRLV. São coisas bem diferentes. O que vai ter a opção digital é o CRLV (licenciamento anual).

Kleber

08/08/2019 20:09

Isso só seria bom se os preços tivessem redução, mas pelo visto na matéria não fala nada em reduzir os custos do cidadão, a única vantagem é a simplificação por ser digital.

sério?

08/08/2019 19:18

“Vamos reduzir custos para o Estado, que vai gastar menos com a impressão desses documentos" Mas será que no valor que a CNH esta (R$2600,00) não ta incluso será a impressão? kkkk cada umaaaaa..

sério?

08/08/2019 19:18

“Vamos reduzir custos para o Estado, que vai gastar menos com a impressão desses documentos" Mas será que no valor que a CNH esta (R$2600,00) não ta incluso será a impressão? kkkk cada umaaaaa..

Binho

08/08/2019 18:53

Mas continuará custando uma fortuna...então, não muda nada kkkkkkkkk

Deixe seu comentário