Saúde

Acadêmicos de Medicina conhecem unidades de atendimentos

As visitas e atividades práticas são parte do projeto pedagógico do Curso

Acadêmicos da segunda turma do curso de Medicina da UNIARP visitaram Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Caçador nesta sexta-feira (09). Eles foram conhecer os locais onde, futuramente, realizarão atividades e atendimentos supervisionados por médicos preceptores.

Divididos em grupos, os acadêmicos de medicina aproveitaram as visitas para conhecer as dependências das unidades e sanar dúvidas com enfermeiros a respeito da dinâmica de funcionamento. As professoras enfermeiras Dayane Borille, Solange Beal e Ana Paula Pinculini, acompanharam os estudantes nas visitas. Eles estiveram nas UBS dos bairros, no Jonas Ramos e também no Hospital Maicé.

Inovação

As visitas e atividades práticas são parte do projeto pedagógico do curso de Medicina da UNIARP, baseado no conceito de Metodologias Ativas, que privilegia a formação humanizada, de excelência e orientada às necessidades de saúde da sociedade. Estas atividades traz a possibilidade de enriquecer os futuros profissionais médicos, aproximando-os das comunidades em que atuam. O curso de Medicina da UNIARP foi autorizado pela Resolução CEE/SC nº 118/2017 e pelo Decreto Estadual nº 1.438 de 27 de dezembro de 2017.

Curso pioneiro em Metodologias Ativas

O curso de Medicina da UNIARP detém um projeto pedagógico inovador e comprometido com a integralidade do cuidado e avanço das condições locais de saúde, visando contribuir efetivamente para a melhoria das condições de vida e saúde da população caçadorense. O curso foi pioneiro no uso das Metodologias Ativas. Esse método de aprendizado permite ao acadêmico ir além da sala de aula. Ele entra em contato com a comunidade já nas primeiras fases do curso, o que possibilita que seja um médico mais preparado para as adversidades do cotidiano local e regional. Os professores, em sala de aula, apresentam casos para os acadêmicos, de acordo com o conteúdo estudado, para que juntos, encontrem uma solução para o problema.

Conheça a UNIARP

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é uma instituição de Educação superior criada em 1972. É uma fundação pública de direto privado e sem fins lucrativos. Também conhecida como universidade comunitária. Está credenciada pelo CEE/SC, Resolução Número 094, de 10 de novembro de 2009.



Comentários (2)

Usuário

10/08/2019 01:48

Sejam bem vindos os futuros médicos

Professora Municipal

09/08/2019 22:17

Caçador só ganhará com esse curso onde os academicos vao colaborar com a saude da cidade.. E tem alunos nascidos em Caçador, nessa formaçao.

Deixe seu comentário