Portal de notícias Caçador Online
Mundo Novo


Coleta Seletiva em Caçador

Conforme havia comentado na matéria da semana passada, sobre a intenção de abrir um debate referente ao processo de funcionamento da Coleta Seletiva em Caçador. Neste primeiro momento, tivemos a colaboração de alguns leitores sobre o assunto em questão, e neste sentido tive a oportunidade de observar o seguinte:

PONTOS POSITIVO DA COLETA SELETIVA EM CAÇADOR

• A Prefeitura investe um grande valor na realização desta ação;

• Em alguns bairros a participação da comunidade na separação dos resíduos é bem expressiva;

• Caçador já desenvolve este projeto há muitos anos e é referência para a região;

• A estrutura atual para o desenvolvimento deste projeto é ótima;

• O cronograma de coleta é bem distribuído junto aos bairros do município e o sistema de caminhão baú com som para realizar a coleta, tem uma ótima aceitação pela comunidade.

PONTOS NEGATIVOS DA COLETA SELETIVA EM CAÇADOR

• Sendo que a Prefeitura investe um grande valor no processo da Coleta Seletiva, a porcentagem final coletada e separada pela COOCIMA ainda é muito pequena em relação ao total dos resíduos produzidos pela comunidade, que poderiam ser reciclados;

• Apesar da COOCIMA ser criada para tirar os carrinheiros das ruas (dando melhores condições aos mesmos), esta não é formada basicamente por carrinheiros e estes carrinhos continuam coletando os recicláveis, junto as ruas de Caçador;

• Ainda são poucas as ações de divulgação deste trabalho (a comunidade não tem informações sobre o total de resíduos reciclados pelo programa e nem a destinação destes), raramente são desenvolvidas atividades de educação para conscientizar a comunidade, quanto a importância da separação dos resíduos para a continuação deste programa;

• Muitos moradores separam corretamente seus resíduos e colocam estes para a coleta seletiva no dia próprio da coleta, mas infelizmente carrinheiros e outras entidades desconhecidas acabam recolhendo este material antes do caminhão da COOCIMA. O problema nisso é que não se sabe ao certo a destinação dada pelos carrinheiros ao total dos resíduos coletados por estes.

Este é um resumo dos pontos positivos e negativos observados pela comunidade (conforme entrevista desenvolvida em alguns bairros de Caçador) e por meio da participação de leitores desta coluna.

É claro que se fizermos uma análise técnica deste programa, vamos observar muitos outros pontos positivos que deverão ser valorizados e também pontos negativos, que poderão ser em algum momento corrigidos. Como já comentei em matéria anterior, o objetivo desta coluna é esclarecer a comunidade e talvez servir de instrumento para os órgãos governamentais em buscar novas técnicas para o desenvolvimento de suas ações junto a área ambiental.

Amigos leitores, poderemos ter algumas mudanças nesta coluna para a próxima matéria, espero que todos gostem!

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Eng. Júlio César Moschetta da Silva


Júlio César Moschetta da Silva

Graduado em Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atuante em Conselhos Municipais em Caçador, Comitê da Bacia do Rio do Peixe e OnG Gato do Mato. Na coluna Mundo Novo Júlio escreve sobre assuntos ambientais, relacionando o tema com o desenvolvimento humano. Também aborda assuntos de caráter filosófico, abrindo discussão sobre a consciência humana.

julionatural@yahoo.com.br