Portal de notícias Caçador Online
TechNet


INTERNET VIA REDE... ELÉTRICA!

Atualmente temos várias opções de internet, via rádio, via fibra óptica, via linha telefônica e há pouco tempo surgiu mais uma opção para acessarmos a grande rede, a Internet via rede elétrica, conseguiremos acessar a web via tomada elétrica, ou seja, cada tomada da sua residência pode-se tornar um ponto de acesso a rede, já que há toda uma estrutura formalizada . Apesar da Anatel homologar tal tipo de internet a pouco tempo, algumas cidades já vem testando esta tecnologia, denominada PLC – Power Line Conection.

No Brasil a COPEL é a percussora da tecnologia, logo após a CEMIG e a Eletropaulo também iniciaram os testes para colocar essa tecnologia em uso para toda a população.

Este tipo de internet utiliza da rede de energia elétrica para fazer a transmissão de seus dados, sendo enviados diretamente do provedor para o usuário final, da mesma forma que se recebe os dados hoje.. A frequência em que a PLC trabalha é de 1 a 30 Mhz, enquanto que a energia elétrica trabalha a 50 e 60 Hz, assim sendo uma frequência não interfere de forma alguma na outra, as duas formas de comunicação podem facilmente trafegar no mesmo cabo, sem correr o risco de queimar de seus equipamentos eletrônicos.

Para que você consiga ter acesso a toda esta tecnologia você deve utilizar um dispositivo chamado Powerline Adapter, você precisa ligar o adaptador na tomada e conectar um roteador e um modem nele.

Basicamente existem duas formas do acesso a internet via rede elétrica, são elas HomePNA e HomePlug, no caso de HomePNA ele permite o uso via extensões telefônicas e no caso da HomePlug, utiliza o cabeamento elétrico da residência para conseguir fazer a comunicação de dados.

No caso da HomePlug com o dispositivo PLC você poderá fazer com que toda tomada se torne um HotSpot, facilmente você consegue montar uma rede conectando vários computadores em uma Lan, utilizando de um dispositivo wireless você tem sinal de rede em todo local, além de tudo isso ser plug-and-play.

As principais dificuldades encontradas neste tipo de internet é que ela fica dependente das concessionárias de energia elétrica, sendo que estas só podem prover serviços de distribuição de energia elétrica. Caso as empresas queiram entrar nesse ramo precisaram criar empresas subsidiarias para comercializar esse produto.

A instabilidade da rede elétrica também pode afetar, por exemplo ao ligar o motor de uma geladeira ou um chuveiro elétrico pode deixar a rede. Porém na segunda geração do PLC adota a técnica OFDM que reduz a interferência gerada.

Alguns testes já realizados no país mostram que utilizando esta tecnologia pode chegar a 21 Mbps.

O que podemos ver é que a internet via rede elétrica é algo eminente e a tendência é que cada vez mais isso seja utilizado como método de comunicação na internet, claro que para isso se tornar uma realidade precisamos que nossa rede elétrica seja melhorada consideravelmente para que possamos ter uma internet de qualidade, o mesmo que se aplica a rede telefônica.

Porém podemos utilizar este método de internet em breve, a homologação da ANATEL fez com que esse tipo de internet se torne uma realidade.

Boa semana a todos e até a próxima...


Juliano Vieira

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIARP e pós graduando em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC-PR, tem vivência como Gestor de T.I. A coluna TechNet traz ao leitor tendências e demandas tecnológicas, dando ao internauta uma noção de tecnologia, além de dicas e sugestões para melhorar a vida online das pessoas.

juliano1985@gmail.com