Portal de notícias Caçador Online
TechNet

Protegendo o pen drive!


Então é Natal! Todo mundo já ganhou seus presentes e o famoso pen drive ainda é uma das opções preferidas para presentes. Por mais que para muitos pareça impossível imaginar alguém sem pen drive nos dias de hoje, ainda existem muitas pessoas que não dispõem de tal ferramenta.

Porém após muitos ganharem o novo brinquedinho, não sabem como agir para proteger o dispositivo, e saem plugando seus pen drive sem os mínimos cuidados. Bem hoje vamos conhecer uma forma prática e bastante efetiva de proteger o pen drive.
No entanto antes de conhecermos como proteger, vamos entender um pouco o que são estas pragas virtuais tais como vírus, spywares, worms, trojans, entre outros.

A confusão que muitos fazem é considerar tudo isso como vírus, e não é bem assim, vamos ver de forma bem sucinta o que cada um deles é capaz. Os vírus são programas que foram desenvolvidos para alterar os softwares instalados no computador, esperando o momento certo para efetuar seu ataque. Já no caso do spyware são programas instalados na máquina sem o consentimento do usuário com a principal finalidade de coletar informações sobre as atividades realizadas no computador, porém nem todos os spywares tem sua funcionalidade voltada a prejudicar, existem spywares que apenas coletam informações para selecionar o tipo de anúncio a apresentar ao usuário, já os spywares com má índole roubam-lhes informações como contas bancários, contas de e-mails entre outras. O worm é semelhante ao vírus, porém ele é auto-replicante, isto é, ele se reproduz e infecta outros computadores através da internet, rede local ou e-mail. Já os adwares, derivam de AD= Anúncio e softWARE, ou seja, são programas que exibem anúncios sem o consentimento do usuário, muitas vezes tornando a conexão e mesmo o computador mais lento. E por último conheceremos os trojans horse ou cavalo de tróia que é um tipo de programa que entra em seu computador como se fosse um programa funcional, e desta forma possibilita a abertura das portas para a invasão de usuários mal intencionados em seu computador. Todas estas pragas possuem como principal forma de propagação as mídias removíveis tais como pen-drive, HD externo, cartão de memória e através de envios via internet, como o e-mail por exemplo. Além disso, temos o phising e o spam, aos quais não iremos nos ater hoje, visto que nosso foco hoje é pen-drive, em outro artigo iremos abordar como proteger seu computador.

Agora que já conhecemos um pouco das pragas virtuais vamos aprender como proteger nosso novo presentinho, fazendo uma espécie de armadura para nosso pen drive, é uma forma de “enganar” os vírus que tentarão fazer a execução de suas linhas maliciosas, porém não obterão permissão de gravação.

Então vamos lá, o 1º Passo, caso o pen drive não seja novo é efetuar o Backup dos seus arquivos para o computador, copie todos os arquivos para seu computador, pois ao formatar o pen drive, ele será zerado, o 2º Passo é formatar o pen drive, para isto vá até o meu computador, clique com o botão direito sobre a unidade correspondente ao seu pen drive. Ex. “F:” e marque a opção “Formatar” e clique em sim. O 3º Passo consiste em converter o sistema de alocação de arquivos de Fat 32 para NTFS para isto você deve clicar no Menu Iniciar, e selecionar a opção “Executar” e o seguinte comando deve ser digitado: convert E: /fs:ntfs, lembrando que a letra E é a que corresponde à unidade que seu pen drive esta utilizando, ou seja, esta letra pode variar. O Passo é a criação de uma pasta dentro do seu pen drive, esta pasta pode ter o nome que preferir, como por ex. Dados, Arquivos, etc... O 5º Passo é remover os privilégios do compartilhamento, para isto abra a unidade do seu pen drive no menu “Ferramentas”, escolha as “Opções de Pasta” e role a barra até o final desmarcando a opção “usar compartilhamento simples de arquivo” e clique no OK. O 6º Passo, é a remoção dos privilégios do pen drive, para isto na unidade correspondente ao seu pen drive, clique com o botão direito na unidade e na aba “compartilhamento e segurança”. Escolha a aba “segurança” e em “nomes de grupos ou de usuários” e remova todos no caso do Windows XP e no caso do Windows 7, remova somente os usuários que forem os de sistema. Posteriormente clique em adicionar e na janela que irá aparecer digite “Todos” e clique em OK. Na janela anterior “Permissões para Todos, nos campos “Permitir”, desmarque as opções “Ler e Executar” e “Listar conteúdo das pastas” deixando apenas marcada a opção de “Leitura”. E o 7º Passo é adicionar os privilégios na pasta, para isto basta clicar com o botão direito em cima da pasta que foi criada no passo 4 e escolher a opção “compartilhamento e segurança” e selecionar a aba “segurança” e em “Permissões para Todos”, marque todas as opções do campo “permitir”. Depois basta clicar no botão OK para que toda as alterações tenham sido efetivadas.

Agora basta testarmos, pode-se tentar colocar um arquivo junto com a pasta criada e irá apresentar uma mensagem informando que não há privilégios para esta ação, seus dados agora obrigatoriamente devem estar dentro da pasta criada, desta forma estarão protegidos.

Se isto acontecer, pronto seu pen agora está protegido!

Lembre-se sempre de fazer backup de seus arquivos antes de qualquer procedimento, não nos responsabilizamos pela perda de quaisquer dados que este procedimento possa ocasionar.

A todos os amigos leitores um Feliz 2013 cheio de realizações, sucesso, saúde e paz...


Juliano Vieira

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIARP e pós graduando em Redes e Segurança de Sistemas pela PUC-PR, tem vivência como Gestor de T.I. A coluna TechNet traz ao leitor tendências e demandas tecnológicas, dando ao internauta uma noção de tecnologia, além de dicas e sugestões para melhorar a vida online das pessoas.

juliano1985@gmail.com