Portal de notícias Caçador Online
Mundo Novo

Consciência Ambiental ou apenas interesses pessoais?


Quando se fala em consciência ambiental, pode-se afirmar que esta deu um grande salto positivo em todo mundo, talvez seja porque todos começaram a sentir na pele os efeitos do desrespeito com a natureza, muito comum entre nossos antepassados! Ou talvez este desrespeito esteja ainda mais presente do que se pensa...

Hoje, fala-se muito em ecologia, mas será que os sensacionalistas realmente cumprem o que tanto falam? Pois é, penso que a resposta ainda é NÃO! Infelizmente, ainda, muitas entidades governamentais ou mesmo privadas, utilizam dos temas ambientais para se promover e promover o seu marketing de entidades legais, ou para dar uma visão ilusória de transparência para a comunidade em geral.

Temos que lembrar que não são somente as entidades governamentais e privadas que utilizam destes meios politiqueiros e sem moral para se promover e garantir os seus maiores lucros, mas também existem algumas ONGs que acabam utilizando esta temática ambiental para atingir suas metas errôneas.

A coisa toda está muito complicada, enquanto pessoas ou profissionais despreparados, interesseiros e inconscientes, continuarem a utilizar do marketing ambiental para esconder os seus crimes ao nosso meio, como quem varre a sujeira para debaixo do tapete, as catástrofes ambientais vão continuar acontecendo.

Sinto-me enojado ao ver algumas empresas utilizarem da lábia ambiental, para vender os seus produtos ou apenas para retardar o trabalho da fiscalização, enganando assim a todos. Será que pensam que a mentira não tem perna curta? Ou apenas que o povo é ignorante e acomodado; e nunca vai se importar com isso. Mas eu acredito que para tudo tem um fim, também para estas pessoas retrógadas e insensíveis, ou até mesmo para o MEIO AMBIENTE como a gente conhece hoje!

Quero acreditar que estas visões tendem a acabar à medida que entra pessoas novas no poder, que o povo começa a tomar consciência da realidade e resolve agir contra estes poucos coronéis da hipocrisia humana.  Mas para tudo isso terminar, o primeiro passo é utilizar da mídia e dos instrumentos educacionais, a fim de desmascarar o ego pessoal de cada um e ainda realizar uma verdadeira lavagem cultural em nosso povo, implantando novas perspectivas e estímulos que deveram fazer de cada um parte de um todo e do todo, o nosso MEIO AMBIENTE.

Eng. Ambiental: Júlio César Moschetta da Silva


Júlio César Moschetta da Silva

Graduado em Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atuante em Conselhos Municipais em Caçador, Comitê da Bacia do Rio do Peixe e OnG Gato do Mato. Na coluna Mundo Novo Júlio escreve sobre assuntos ambientais, relacionando o tema com o desenvolvimento humano. Também aborda assuntos de caráter filosófico, abrindo discussão sobre a consciência humana.

julionatural@yahoo.com.br