Palavra Andante
Tambores Pulsantes no Peito
Comentários da matéria Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
Atualizado em  |  10/08/2013 16:17
Perfil
Rodrigo Espinosa Cabral
rodrigoec@gmail.com

Rodrigo Espinosa Cabral, brasileiro, vegetariano, gremista. Um pedaço de poeira cósmica que, às vezes, escreve. Palavra Andante, um passeio pelo mundo das letras.

Este ano a data ficou um pouco ofuscada na mídia, por coincidir com o Dia dos Pais e por cair num domingo, mas 11 de Agosto é o Dia do Estudante.

Quinta-feira, dia 8, a Faculdade de Tecnologia Senac Caçador reuniu seus alunos para uma tarde de atividades no Parque Central. Foi um dia luminoso de sol, música e alegria. Os alunos celebraram sua data cantando, dançando e se expressando em diversas cores e maneiras na gincana estudantil. Além disso, arrecadaram mais de 1000 peças de roupas para doação!

foto1
clique na foto para ampliar

Quem esteve no Parque naquela tarde viu. Eles nos presentearam com toda sua vibração. O entusiasmo de produzir, a diversão de criar e a responsabilidade de fazer em conjunto. Ao final do dia, ainda promoveram uma coleta de lixo no parque.

Vê-los interagir em seu cotidiano é uma grande aprendizagem para quem os acompanha. A alegria com a qual deslizam pela vida nos toca.

foto2
clique na foto para ampliar

Quem observa um estudante brasileiro hoje pode sentir que algo está mudando no Brasil. Boa parte deles estuda em dois turnos. Alguns em três turnos. Eles têm aula em sua escola regular e nos outros turnos aperfeiçoam os conhecimentos e o networking em cursos oferecidos pelo Sistema S. Centenas dos nossos jovens ganham bolsa para estudar, através do PRONATEC. É comum vê-los dispostos a participar.

foto3
clique na foto para ampliar

Uma competição como uma gincana pode ser muito seletiva ao premiar apenas os vencedores. Mas se formos na raiz da motivação vamos ver os frutos da empolgação fluindo. Este é o maior troféu: sentir tudo isso, ter uma equipe e trabalhar com ela. Aprender brincando e competindo.

Mas também ajudando, criando e limpando. Com organização e arte. Ah, sim e com celulares...

foto4
clique na foto para ampliar

Nossos adolescentes têm a eletrônica hitech da amizade, a sustentabilidade orgânica dos abraços e a luminosidade fotovoltaica dos sorrisos. Eles carregam tambores pulsantes no peito. Sim, o clássico "Coração de Estudante", consagrado na voz do Milton ainda bate forte por aí. A dois reais por hora. Milhares de sonhos por minuto, muitos planos de negócio para conquistá-los.

foto5
clique na foto para ampliar

Na matemática do tempo tem sido um privilégio me comunicar ao vivo com essa geração Z, de nativos digitais.

Quem observa a rotina desses jovens pode se lembrar do aluno que foi e que, em algum ponto de sua alma, ainda é. A vida é a escola maior. Somos todos aprendizes, basta ter a humildade e a alegria de reconhecer.

Dessa forma, o Dia do Estudante é um dia para todos nós. Basta fazer as pazes com o conhecimento, ler, calcular, raciocinar, interagir, escrever, pesquisar e ir um busca de suas dúvidas. Bons estudos para todo mundo.

Rodrigo Espinosa Cabral


11/01/2017 19:33
Seis dicas de planejamento de metas para 2017
Leila Longo Romão
11/01/2017 19:31
A volta ao varejo personalizado de nossos avós
Leila Longo Romão
06/12/2016 17:34
O ciclo da vida
Márcio Roberto Goes
23/11/2016 15:48
Invista na decoração da loja para o Natal
Leila Longo Romão
04/11/2016 10:19
Morte e vida
Márcio Roberto Goes